4 BENEFÍCIOS QUE O HÁBITO DA LEITURA PODE TRAZER À SUA SAÚDE

Aqui no Brasil tem-se falado muito sobre livros nas últimas semanas e não é por um motivo muito bom para alguns. Questões econômicas e políticas a parte, o que muitas pessoas concordam é que o hábito da leitura pode ser muito valioso por uma série de fatores. Sejam eles ampliar o vocabulário, ou escrever com mais facilidade, por exemplo. Além disso, você sabia que a leitura pode trazer benefícios também para a nossa saúde?

Isso mesmo, além das vantagens que a gente já conhece e escuta muito por aí, o hábito da leitura pode fazer bem para a nossa saúde física e mental, contribuindo para a melhora da nossa qualidade de vida.

Ficou curioso para saber como? Continue lendo que a gente te conta! 

O hábito da leitura acalma

Existem alguns estudos que relacionam o hábito da leitura com a diminuição do nosso nível de estresse. O mais famoso deles foi realizado em 2009 pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, e apontou que ler por cerca de 6 minutos diariamente ajuda a reduzir nossos níveis de estresse em até 68%!

Eles chegaram a essa conclusão após observar que esse foi o tempo médio necessário para que os voluntários do estudo apresentassem uma queda na frequência cardíaca e um relaxamento dos músculos do corpo.

Os benefícios que o hábito da leitura apresentam com relação ao estresse são tão notáveis que até existem algumas terapias que são feitas com livros, como a biblioterapia, por exemplo.

E melhora o funcionamento do nosso cérebro

Assim como as pesquisas que relacionam a leitura e a calma, também existem várias que comprovam que esse hábito melhora o funcionamento do nosso cérebro. Acontece quase como se a gente estivesse fazendo ginástica, mas ao invés de usar o corpo, estamos usando o cérebro.

Um dos estudos mais citados sobre isso foi realizado pela Universidade Emory, nos EUA. Ele apontou que quando as pessoas leem, o cérebro delas é afetado quase da mesma forma como se elas estivessem vivendo o que estão lendo.

Além disso, um outro estudo realizado também no EUA e publicado pelo Daily Mail, percebeu que a redução do funcionamento do nosso cérebro, causada pela velhice, pode ser diminuída em até 30% nas pessoas que mantém o hábito da leitura. Dessa forma, é possível prevenir o surgimento de doenças como o mal de Alzheimer ou demência, por exemplo.

Ajuda a ter uma boa noite de sono

Como vimos mais acima, a leitura ajuda a aliviar o estresse e isso pode ser muito benéfico na hora do sono também. Isso porque, por ser relaxante, o hábito da leitura antes do sono não vai te ajudar apenas a adormecer. Ele também te ajuda ter uma melhor qualidade no sono, promovendo um sono profundo e reparador.

Uma boa noite de sono é tão importante para o nosso corpo quanto comer, beber água ou se exercitar. Porém, muitas pessoas tem dificuldade de conseguir isso. Um dos motivos pode ser o hábito de ficar grudado em aparelhos eletrônicos até na hora de dormir. Isso porque, quando eles são utilizados a noite, eles diminuem a produção de melatonina, que é um relaxante natural do nosso corpo para nos induzir ao sono.

Dessa forma, uma boa dica para quem tem insônia ou alguma outra dificuldade na hora de dormir é: deixe os eletrônicos de lado e leia algumas páginas de um livro com a luz baixa. Você verá como o sono vai chegar rapidinho e você vai dormir muito melhor.

E com isso, o hábito da leitura aumenta nossa expectativa de vida

Com os benefícios que citamos nos tópicos anteriores já era de se imaginar que o hábito da leitura pode aumentar nossa expectativa de vida, certo? Mas você sabia que existem estudos que comprovam isso? Pois é, existem!

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA, e publicado no periódico Social Science and Medicine, descobriu que quem lê ao menos trinta minutos diariamente pode aumentar em até 2 anos sua expectativa de vida. Para chegar a essa conclusão, os estudiosos observaram cerca de 3 mil voluntários por um tempo e perceberam que os que dedicavam essas horas diárias à leitura viveram pelo menos 2 anos a mais do que os voluntários que não liam regularmente, por exemplo.

Viu só como o hábito da leitura pode trazer diversos benefícios para nossa saúde física e mental? Se você ainda não lê com muita frequência, que tal começar a partir de agora? Aposte em livros leves e com temáticas que você goste para começar devagar.

Se você tem crianças na família, tente ler para elas. Dessa forma, além de estar desenvolvendo o seu hábito de leitura, você estará ajudando a despertar essa paixão nelas desde cedo.

Todas as famílias merecem ter um plano de saúde

Esperamos que tenha gostado de descobrir como ler pode fazer bem à saúde e, se gostou, compartilhe! Lembre-se: compartilhar conhecimento é um ato de cuidado e #CuidarÉColetivo.

DEIXE UM COMENTÁRIO