5 BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE PARA A SAÚDE

Hoje, dia 07 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Chocolate, essa iguaria maravilhosa que é originária do cacau e deixa a gente feliz em qualquer época do ano além da Páscoa.

A história do chocolate teve início na cultura asteca, lá no México. Ele era consumido como bebida e por volta do século XV foi descoberto pelos europeus, exportado para a Europa e foi assim que surgiu o Dia Mundial do Chocolate. Aqui no Brasil, no entanto, essa delícia chegou só por volta do século XVII e hoje nosso país está entre o TOP 10 de maiores produtores de cacau do mundo.

Muitas vezes as pessoas acabam atribuindo apenas resultados negativos para o consumo do chocolate. Alguns deles são o aumento de peso, excesso de espinhas, causa de enxaquecas, por exemplo. Apesar disso, a ingestão dessa iguaria – desde que de forma moderada – pode trazer muitos benefícios para nossa saúde e é sobre isso que falaremos hoje.

Todas as famílias merecem ter um plano de saúde

Entre alguns dos benefícios que ocorrem na nossa saúde com a ingestão de chocolate estão a melhora do fluxo sanguíneo, a redução da pressão arterial, o auxílio na redução do colesterol ruim, entre outros. Mas é importante ressaltar que esses benefícios ocorrem através do consumo controlado, viu? Estudos apontam que o ideal é ingerir cerca de 15g a 30g por dia e, de preferência, os que são compostos por maior quantidade de cacau – de 65% para cima. Isso porque os que contém menor quantidade de cacau, podem ter muitos açúcares, gorduras e oleaginosas, por exemplo.

Ficou curioso(a) e quer conhecer ainda mais benefícios do chocolate? Continue lendo esse texto para saber mais!

Reduz estresse e alivia dores

O chocolate é rico em substâncias que promovem a sensação de bem-estar. Uma delas é o triptofano, que é um aminoácido antecessor da serotonina, aquele neurotransmissor famosinho que está ligado com o nosso humor e nosso sono, sabe? Alguns estudos apontam que o chocolate pode até ser considerado como um analgésico natural, por exemplo. Pois ao produzir essa sensação de bem estar ele pode até diminuir pequenas dores pelo corpo.

Ajuda nos treinos

Ele também pode ser um ótimo aliado tanto no pré-treino, quanto no pós-treino. Muitos atletas optam por trocar os suplementos antes do treino por uma barra de chocolate, por exemplo. Isso porque, ela fornece a energia necessária para praticar os exercícios. Apesar disso, vale lembrar que ele não substitui uma refeição completa antes de treinar, viu?

Além disso, alguns estudos também apontam que ele ajuda na recuperação pós-treino. Isso acontece quando ele é ingerido com leite, por conta da quantidade de carboidratos e proteínas presentes na bebida.

É anti-inflamatório

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, o cacau presente no chocolate contém grandes propriedades anti-inflamatórias. Isso porque, ele possui uma substância chamada flavonoide, que age diretamente contra os radicais livres, ajudando a diminuir a quantidade de elementos inflamatórios em nosso organismo. Dessa forma, o cacau ajuda a combater doenças desencadeadas por inflamações crônicas, como a Diabetes, problemas do sistema nervoso, problemas cardiovasculares, entre outras.

Chocolate faz bem pro cérebro!

Sim, nosso cérebro também está na lista de órgãos que são beneficiados pelo consumo de cacau e chocolate! Estudos apontam que os flavonoides, presentes no cacau, podem ser os responsáveis pelo aumento da capacidade de raciocínio lógico, concentração, atenção e melhora da memória, por exemplo. Além dos flavonoides, existem outras substâncias que são encontradas no cacau como a cafeína, os alcaloides e teobromina, que também auxiliam na melhora da nossa capacidade cognitiva.

Produz saciedade

Um dos hormônios responsáveis por produzir a sensação de saciedade é a leptina, que pode ser produzida após o consumo do cacau por conta dos ácidos fenólicos presentes nele. Além disso, por ser preparado com alguma quantidade de leite, o chocolate entra no grupo das proteínas, que também auxiliam na sensação de saciedade.

Viu só como é possível se deliciar com o chocolate e beneficiar a saúde enquanto isso? A dica mais importante é a moderação, pois de nada adianta extrapolar na quantidade na hora do consumo ou ingerir um chocolate que contenha muito açúcar ou gordura, por exemplo.

E aí, está esperando o que para compartilhar essa informação e um chocolatinho com quem você ama? Informar e mimar é cuidar, e #CuidarÉColetivo!

DEIXE UM COMENTÁRIO