6 DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE BUCAL

Garantir a saúde bucal vai muito além de ter um sorriso esteticamente bonito. Isso porque, quando a saúde da nossa boca está fora de ordem, alguns problemas podem evoluir e afetar a saúde do nosso corpo de forma mais grave.

Dia 20 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal e, por isso, decidimos te dar 6 dicas de como manter a sua saúde bucal em dia e garantir que todo o seu corpo esteja em harmonia! Confira:

O que é a saúde bucal e quais são os problemas mais comuns?

Antes de conhecer os cuidados necessários para manter sua saúde bucal em dia, é preciso entender o que ela é e quais são os problemas mais comuns causados pela falta de cautela com ela.

A saúde bucal vai muito além de escovar os dentes ou ter um sorriso alinhado. Isso porque, nossa boca desempenha funções muito importantes que impactam no resto do nosso organismo.

Além de ser o órgão principal para nossa fala e mastigação, ela também contribui para a nossa respiração e é a grande conexão do meio ambiente com os nossos órgãos internos. Sendo assim, ela também pode ser uma porta aberta para a entrada de microrganismos e bactérias prejudiciais a nossa saúde geral.

Alguns dos problemas bucais mais comuns são:

  • Cárie
  • Lesões bucais e aftas
  • Mau hálito
  • Placa bacteriana
  • Gengivite
  • Tártaro

Ainda, existem estudos que apontam que algumas condições de saúde como a diabetes, por exemplo, podem interferir na saúde bucal do paciente, precisando de cuidados redobrados.

Buscando por Planos de Saúde econômicos? Clique aqui para achar!

E como manter a saúde bucal em dia?

A verdade é que não é difícil manter a saúde bucal em dia. Isso porque, para ter um sorriso saudável basta adicionar alguns cuidados básicos à sua rotina. Para te ajudar nessa missão, separamos as 6 dicas a seguir. Confira:

Faça bochechos antes e depois das escovações

Pode não parecer, mas fazer bochechos é uma etapa muito importante da higiene bucal. Isso porque, quando realizamos isso antes da escovação, eliminamos resíduos maiores de alimentos e evitamos que eles sejam transferidos para a escova.

Além disso, o bochecho antes da escovação também ajuda na eliminação do excesso de corantes e acidez de alguns alimentos que contribuem para o surgimento de manchas em nossos dentes.

Já um bochecho acentuado após a escovação, garante a eliminação de todas as placas de sujeira que se soltaram da sua boca durante a higienização, deixando o local completamente limpo.

Escove os dentes após as principais refeições e antes de dormir

A principal função da escovação é remover resíduos de alimentos que podem atrair várias bactérias causadoras de cáries, e outros problemas, para a nossa boca. Dessa forma, é recomendado que se escove os dentes sempre depois das principais refeição ou, se possível, sempre que você comer alguma coisa.

É importante que a escovação seja feita de forma correta, fazendo com que a escova passe por todas as faces dos dentes através de movimentos circulares. Lembrando que não é necessário força demais, para não desgastar os dentes ou machucar sua gengiva, viu?

Já na hora de dormir, o ideal é que a atenção seja redobrada. Isso porque, quando dormimos a nossa produção de saliva diminui, contribuindo para a proliferação de bactérias em nossa boca. Sendo assim, nada de preguiça de escovar os dentes antes de ir para a cama, beleza?

Escolha os itens corretos para cuidar da sua saúde bucal

Mulher negra cuidando da saúde bucal através da higiene, cercada de vários itens como escova de dentes, creme dental, raspador de língua e escova elétrica.

Contar com bons produtos para cuidar da higiene é indispensável para manter a saúde bucal em dia. Dessa forma, é muito importante escolher a escova de dentes correta, por exemplo. Nesse caso, as mais indicadas são as com cerdas maciais e cabeça pequena, pois limpam os dentes sem desgastá-los e alcançam todos os espaços da boca. Lembrando que as escovas devem ser trocadas sempre de 3 em 3 meses, viu?

Outro produto importante é o creme dental, que deve conter flúor e antisséptico, para evitar o surgimento de cáries e bactérias. Ainda, não podemos esquecer do fio dental e o enxaguante bucal, que completam a limpeza da nossa boca.

Não esqueça da língua e do fio dental

Muitas pessoas não têm esse hábito, mas escovar a língua é super importante. Isso porque, ela também acumula resíduos e contribui para a proliferação de bactérias caso não receba a devida atenção. Para essa etapa do cuidado com a saúde bucal você pode contar com um limpador de língua, por exemplo.

Já o fio dental é mais popular entre as pessoas, mas ainda assim muitas negligenciam o seu uso. O ideal é que ele seja usado sempre antes da escovação, para auxiliar na remoção de resíduos de alimentos que ficam entre os dentes ou próximo a gengiva. Com isso, você evita problemas como o surgimento de inflamações e sangramentos na gengiva.

Tenha uma boa alimentação

Você sabia que ter uma alimentação saudável também influencia na saúde bucal? Isso mesmo! Evitar alimentos ricos em açúcares e amidos como doces, massas e pães, por exemplo, ajuda a afastar as bactérias causadoras de cáries. Sendo assim, a dica é apostar em uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e legumes.

Apesar disso, não se preocupe, pois não é necessário abolir os doces para sempre da sua vida, viu? Basta ter o cuidado de escovar muito bem os seus dentes depois de comer um chocolatinho, por exemplo.

Visite o dentista regularmente

A recomendação é visitar o seu dentista pelo menos a cada 6 meses. Dessa forma, além de fazer uma limpeza mais pesada e remover placas e tártaros que possam existir na sua boca, ele consegue examinar seus dentes e identificar possíveis problemas em fase inicial. Isso é muito importante para que ele indique e inicie o tratamento ideal o quanto antes, se necessário, para garantir a saúde do seu sorriso.

Agora é com você!

Sabemos que encontrar bons dentistas e com valores acessíveis pode ser um pouco difícil as vezes. Para te ajudar, nós oferecemos planos odontológicos com preços que cabem no seu bolso para atender as suas necessidades.

Que tal falar com um de nossos corretores especializados para encontrar o plano odontológico ideal para você? Afinal, investir na saúde bucal também é garantir melhor qualidade de vida!

DEIXE UM COMENTÁRIO