A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA NOITE DE SONO

Você sabia que garantir uma boa noite sono, bem regulada, é muito importante para diversas áreas do nosso corpo? Pode até parecer que o sono serve apenas para descansar, mas não é bem assim.

O sono é o nome dado para o período de repouso do organismo, onde os sistemas vão sendo preparados para um novo dia de vida. Ou seja, diversos processos como a liberação de hormônios, o fortalecimento do sistema imunológico e a consolidação da memória, por exemplo, vão acontecendo enquanto a gente dorme.

Apesar disso, parece que o sono está sendo negligenciado na vida da maioria das pessoas atualmente. As causas podem ser diversas, desde rotinas intensas onde o tempo para dormir é curto, até mesmo problemas como ansiedade e insônia.

Quer conhecer melhor os benefícios que uma boa noite de sono pode trazer para sua saúde e quais práticas te ajudam a conquistar ela? Continue lendo esse texto que a gente te conta!

Benefícios do sono

Como vimos, dormir bem ajuda a fortalecer nosso organismo de diversas formas. Agora vamos falar um pouco mais a fundo sobre alguns dos benefícios que isso traz para nossa vida. Confira:

Previne a obesidade

Uma noite mal dormida é capaz de afetar o seu metabolismo, fazendo com que diminua a produção de leptina, o hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade. Dessa forma, as chances de você sentir mais fome ao longo do dia seguinte e ingerir mais calorias do que precisa acabam sendo maiores.

Além disso, pessoas que tem insônia ou dormem pouco, por exemplo, acabam produzindo muita grelina. Ela é o hormônio responsável por estimular nosso apetite, o que também contribui para uma maior ingestão de calorias desnecessárias.

uma mulher com uma memória melhor após uma boa noite de sono

Fortalece a memória

Quando a gente dorme acontece a síntese das proteínas responsáveis por nossas conexões neurais. Dessa forma, nosso cérebro faz um tipo de filtragem eliminando o que não foi importante e guardando em nossa memória o que ele considera necessário.

Sendo assim, ao termos uma noite de sono de qualidade, passando por todas as fases do sono, nós conseguimos absorver melhor as informações que nos foram dadas durante o dia.

Melhora o humor

Não é muito segredo que pessoas que tem um bom sono durante a noite toda acordam mais felizes e bem humoradas no dia seguinte. Isso porque, elas conseguem recuperar melhor suas energias, combatendo o cansaço causado pelo dia anterior. Além disso, ao garantir uma boa noite de sono, também conseguimos diminuir os impactos que o estresse e a ansiedade podem causar no nosso dia.

Pessoas que tem insônia geralmente ficam agitadas e mal-humoradas durante todo o dia seguinte. Caso o problema delas seja crônico, as consequências podem ser um pouco mais graves. Isso porque, podem acontecer diversos transtornos de humor a longo prazo, resultando em depressão e ansiedade, por exemplo.

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Melhora o desempenho físico

Durante a primeira fase do nosso sono profundo, ou seja, nos primeiros 30 minutos depois de adormecer, acontece o pico da nossa produção de GH, também conhecido como o hormônio do crescimento.

A produção desse hormônio é fundamental para melhorar nosso desemprenho físico, pois ele contribui evitando o acumulo de gorduras, combatendo uma possível osteoporose e, consequentemente, melhorando nossa performance nos exercícios ao aumentar a síntese de proteínas em nossos músculos.

E como ter uma boa noite de sono?

Cuidado com exercícios e alguns alimentos antes de dormir

Praticar atividades físicas durante o dia é uma boa para gastar energia e ficar mais descansado a noite, mas aqui a dica é evitar a realização dessas atividades pelo menos duas horas antes de dormir. Isso porque, praticar exercícios físicos ajuda nosso corpo a liberar adrenalina e, mesmo que você esteja cansado, dificilmente você vai conseguir descansar por causa dela. Então o melhor é trocar essas atividades mais pesadas por algo mais leve, como uma seção de alongamento, por exemplo.

Os alimentos também influenciam bastante na qualidade do sono, por isso é recomendado que se evite alimentos energéticos como o café e o refrigerante, por exemplo. Alimentos gordurosos também devem ser evitados na parte da noite, mas caso seja necessário realizar uma refeição antes de dormir, tente fazê-la ao menos 2 horas antes e com alimentos leves.

uma mulher tendo uma boa noite de sono

Pratique a higiene do sono

A higiene do sono nada mais é do que um conjunto de boas práticas, ou seja, é quase um ritual antes de dormir.

As indicações são de que você só se deite na cama quando sentir sono, pois dessa forma você evita ficar pensando nas tarefas do dia seguinte e preocupações cotidianas. Outras recomendações são a de não mexer em aparelhos eletrônicos, por conta da luz, e procurar manter o quarto o mais escuro possível, com uma temperatura agradável e sem barulhos.

Investir em colchões e travesseiros adequados e confortáveis também são dicas de ouro.

Tenha uma rotina

Ter horas definidas para dormir e acordar e segui-las é muito importante para manter nosso relógio biológico regulado. Dessa forma, nosso corpo passa a entender qual é a hora certa de estar ativo e a hora certa para relaxar, facilitando o processo para dormir.

Com uma rotina de sono estabelecida, dificilmente você irá enfrentar problemas como insônia ou interrupções no sono, por exemplo, garantindo uma noite de sono mais tranquila.

Todas as famílias merecem ter um plano de saúde

Um sono regulado significa contar com mais disposição e saúde, portanto, que tal praticar nossas dicas e garantir noites de sono melhores? Caso elas não funcionem, recomendamos buscar a ajuda de um especialista, pois as causas e as consequências podem ser diversas e o ideal é buscar regular o seu sono o quanto antes.

Gostou nas nossas dicas? Compartilhe com seus amigos! Afinal, se preocupar com o sono deles é uma forma de cuidado e #CuidarÉColetivo.

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