ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: DICAS E BENEFÍCIOS

Você já deve ter ouvido aquele famoso ditado: “você é o que você come”, né? E além disso, você também é a forma como você come. Isso porque, de nada adianta comer alimentos teoricamente saudáveis, mas de forma desregrada, por exemplo. E o contrário também, viu? Não adianta comer de forma super regrada, mas só comer alimentos pobres em vitaminas e nutrientes.

Uma alimentação adequada é extremamente importante em todas as idades para realizar a manutenção do organismo e alcançar o bem-estar pessoal. Algumas pessoas podem até achar que manter uma alimentação adequada pode ser algo impossível, de outro mundo, mas garantimos que não!

Pensando nisso, a gente preparou algumas dicas para ajudar você a ter uma alimentação mais saudável, regrada e alcançar melhor qualidade de vida. Confira!

Coma com regularidade

Uma das bases da alimentação adequada é a regularidade, ou seja, procurar realizar as refeições todos os dias no mesmo horário para facilitar a digestão.

Para ajudar, busque realizar as refeições com calma e atenção, ou seja, sem realizar outras atividades como mexer no celular, assistir televisão ou usar o computador ao mesmo tempo.

Dessa forma, além de você mastigar mais, processando melhor os alimentos, seu organismo também percebe que você está saciado de forma mais assertiva, evitando que você coma mais do que precisa, por exemplo.

Diminua a quantidade de sal nos alimentos

O excesso de sal nos alimentos está altamente associado a doenças crônicas, como a hipertensão. Alguns estudos apontam que uma pessoa saudável deve consumir no máximo 5 g de sal por dia, o que é equivalente a uma colher de chá. Sendo assim, procure usar temperos naturais em sua comida, como o alho, a cebola, manjericão, pimenta e outras especiarias, por exemplo.

Uma dica é ir diminuindo o consumo aos poucos. Comece trocando alimentos ultra processados e congelados por alimentos naturais, e depois vá testando os temperos que citamos acima. Importante lembrar de também evitar temperos industrializados, como aqueles em cubos.

Nossas papilas gustativas levam cerca de 3 semanas para se adaptar a novos sabores, por isso, vá com calma na diminuição do sal para poder se acostumar tranquilamente.

Evite líquidos durante as refeições para uma alimentação adequada

Quando ingerimos líquidos durante as refeições – ou logo após – eles diluem nosso suco gástrico e acabam atrapalhando nossa digestão, podendo causar gases e dificultar a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos que consumimos.

Além disso, devido à facilidade de engolir os alimentos quando estes são acompanhados por líquidos, acabamos não seguindo o primeiro conselho: comer com calma. Isso porque, nosso organismo recebe a alimentação mais rápido e demora mais pra entender que já está satisfeito, fazendo com que a gente coma mais que o necessário, podendo até contribuir com o ganho de peso.

Alimente-se com mais frutas, legumes e verduras e deixe as frituras de lado

Pasteis, salgados, batata frita, empanados, entre outras frituras são realmente saborosas, mas devemos evita-los para ter uma alimentação saudável. Isso porque, os alimentos fritos além de favorecerem o acúmulo de gordura abdominal, que faz mal à saúde, também dificultam a absorção dos nutrientes e faz com que a gente se sinta mais cansado.

Dessa forma, no que se refere à gorduras, prefira as gorduras boas presentes em oleaginosas, por exemplo, como as castanhas, nozes, amêndoas, ou outros alimentos como o abacate, coco e sementes como chia e linhaça.

Sendo assim, ao preparar suas refeições, aposte em frutas, verduras e legumes da época. Isso porque, uma alimentação adequada é composta pela mistura balanceada desses três alimentos, fornecendo nutrientes e vitaminas de forma natural e não processada para seu organismo. Além disso, esse tipo de alimento ajuda a estimular seu sistema imunológico te protegendo de vírus, infecções e diversas outras doenças, por exemplo.

Substitua os refrigerantes por sucos naturais

Apesar de os refrigerantes estarem entre as bebidas favoritas da população, eles podem ser considerados grandes vilões da vida saudável. Isso porque, eles são ricos em sódio, açúcar e possuem alto valor calórico. Sendo assim, além de contribuírem com a elevação da pressão arterial, por exemplo, eles também são pobres em nutriente e favorecem o aparecimento de doenças como diabetes e obesidade.

Ao contrário deles, os sucos naturais contam com todos os nutrientes das frutas, não sendo necessário tomar mais do que 2 copos por dia para atingir o nível recomendado de nutrientes diários. Apesar disso, vale lembrar: nada de abusar no açúcar, viu? A maioria das frutas já são adoçadas naturalmente e, caso você ponha açúcar em excesso no suco, ele pode ter o efeito contrário para a sua saúde.

E quais são os benefícios de ter uma alimentação adequada?

Além dos benefícios que citamos em meio as dicas, como prevenção de algumas doenças como as do coração, diabetes e obesidade, por exemplo, uma alimentação adequada também garante outros pontos positivos à saúde. Veja alguns deles:

  • Melhora a circulação sanguínea
  • Proporciona mais energia para a prática de diversas atividades
  • Melhora o humor
  • Diminui o estresse
  • Combate a depressão
  • Retarda o envelhecimento
  • Combate dores corporais

Que tal ajustar alguns dos seus hábitos alimentares para garantir maior qualidade de vida?

Se você gostou das nossas dicas, continue acompanhando nosso blog e compartilhe com seus amigos, pois compartilhar dicas de saúde é um ato de cuidado e #CuidarÉColetivo!

DEIXE UM COMENTÁRIO