BURNOUT: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE ISSO?

Sabe aquele esgotamento físico que surge após sentir muita pressão no trabalho? Ou aquela exaustão mental após se encarregar de um projeto que exige muita responsabilidade? Essas situações se tornam cada vez mais comuns na modernidade, mas é preciso prestar atenção, pois elas podem desencadear um desequilíbrio emocional como a síndrome de Burnout.

Você já deve ter ouvido o termo na internet, mas você sabe o que é? Se você se identificou com a situação, a gente te ajuda a descobrir e também te dá dicas para se prevenir. Continue lendo para saber mais!

O que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional é um distúrbio emocional marcado por sintomas como esgotamento físico, estresse e exaustão extrema que surgem, geralmente, em decorrência de situações de trabalho desgastantes ou que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Em outras palavras, a principal causa do problema é o excesso de trabalho, principalmente em profissionais que atuam sob constante pressão ou que são Workaholics (pessoas viciadas em trabalho).

É importante destacar que por mais que a principal causa seja o ambiente profissional, o distúrbio também pode acontecer relacionado a tarefas acadêmicas, como a faculdade, e até mesmo o excesso de afazeres em casa, por exemplo.

De acordo com pesquisas realizadas pelo International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), o Burnout atinge cerca de 33 milhões de brasileiros. A síndrome pode ainda ocasionar outros distúrbios como a ansiedade e até depressão.

Sintomas do Burnout

Principais sintomas do Burnout

Ele se manifesta quando nossa relação com o trabalho se transforma numa cadeia negativa de ansiedade, nervosismo, estresse e insegurança. Sendo assim, os sintomas iniciais costumam ser mais leves e muitas vezes são encarados como passageiros, mas quando persistem levam o indivíduo ao seu limite físico e emocional.

Muitas vezes a pessoa que sofre com o esgotamento não consegue identificar seus sintomas. Por isso, é muito importante prestarmos atenção as pessoas a nossa volta. Para te ajudar, separamos os principais sintomas da Síndrome de Burnout:

  • Cansaço excessivo – tanto físico, quanto mental
  • Alterações no apetite
  • Insônia
  • Alterações no humor, como agressividade e irritação
  • Dores musculares e de cabeça
  • Sentimento de insegurança, derrota e incompetência
  • Constante negatividade ou baixa autoestima
  • Isolamento
  • Pressão alta
  • Alterações nos batimentos cardíacos

Como tratar?

Os sintomas são muitas vezes confundidos com outras doenças e por isso é fundamental que o diagnóstico seja feito por um profissional de saúde especialista.

É indicado que o paciente seja tratado por um psiquiatra e/ou psicólogo que poderão indicar o melhor tipo de tratamento para cada caso.  Em geral, ele é feito através da psicoterapia e alguns casos exigem o uso de medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos.

Muitas vezes é preciso também mudar alguns hábitos ou estilo de vida e principalmente as condições de trabalho que são a grande causa do Burnout.

Entre 1 a 3 meses de tratamento, o paciente costuma sentir melhoras, mas é fundamental que permaneça até o fim para que os sintomas não retornem.

Como prevenir o Burnout

Como prevenir?

Comportamentos e ambientes que estimulem a saúde mental e física são fundamentais para evitar a Síndrome de Burnout. Dessa forma, a melhor forma de prevenção muitas vezes está em práticas simples e até prazerosas!

Preste atenção aos níveis de estresse e pressão no trabalho. É importante também mesclar sua vida profissional com atividades de lazer e descanso. Se perceber que seus níveis de estresse ou de cobrança estão muito altos, fuja da rotina diária com atividades prazerosas como uma boa caminhada, conversar com amigos ou simplesmente ver sua série preferida, por exemplo.

Utilize seus dias de folga e férias para descansar. Não fique adiando seu descaso, pois ele existe por um motivo! É fundamental que você se desligue do trabalho e aprenda a relaxar tanto o corpo como a mente da melhor maneira possível.

Nossa dica de ouro é saber equilibrar o trabalho com momentos de lazer. Sendo assim, você deve reorganizar seus dias para evitar a sobrecarga de pressão e não se cobrar tanto!

E se sentir que precisa de ajuda, não hesite em procurar um profissional de saúde ou um amigo de confiança, ok? Vamos cuidar uns dos outros, pois #CuidarÉColetivo!

DEIXE UM COMENTÁRIO