CONHEÇA 6 FORMAS DE CONSUMIR O COCO

O coco é uma fruta muito consumida pelos brasileiros, principalmente nas regiões praianas e no verão. Além de muito versátil, por poder ser usado de várias formas, ele também é muito nutritivo por ter muitas vitaminas e minerais que contribuem para a imunidade, baixam o nível de pressão arterial, relaxam os nervos e músculos, reduzem a inflamação de articulações e auxiliam no emagrecimento, entre muitos outros benefícios.

Por possuir todas essas qualidades, esta fruta é considerada uma das mais saudáveis do mundo e, muitas vezes, é chamada de superalimento.

Introduzir essa fruta em sua dieta para garantir todos essesbenefícios na saúde pode ser mais fácil do que você imagina, por isso separamos6 formas de consumir o coco para te ajudar! Confira:

Água de coco

A água de coco é uma excelente fonte de sais minerais como o potássio e o fósforo. Além disso, ela contém um tipo de açúcar de fácil digestão, a glicose. Por conta disso, ela é ótima para uma boa hidratação e colabora para a regulação do equilíbrio hidroeletrolítico, ou seja, a relação entre a água e os sais minerais no nosso organismo, fazendo com que muitos atletas optem por ingerir água de coco. Graças a presença de diversas vitaminas, antioxidantes e aminoácidos, ela pode ajudar a combater várias doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, prevenir a cãibra, controlar as funções renais, os níveis de glicemia e a circulação sanguínea.

Leite de coco

Leite de coco

O leite de coco é uma ótima substituição do leite de vaca para pessoas veganas, intolerantes à lactose ou glúten, ou alérgicos à proteína animal encontrada no leite, por exemplo. É uma fonte de vitamina A e E e rica em potássio e cálcio. A ingestão de leite de coco pode melhorar a digestão, aliviando os sintomas da hiperacidez, úlceras e refluxo, além de fortalecer a imunidade e também ser bom para abaixar as taxas de doenças cardíacas.

Coco branco (polpa)

Coco branco

Muitas pessoas acreditam que o coco é um alimento muito calórico e gorduroso, porém poucos sabem que a polpa do coco maduro é uma grande aliada de quem quer perder peso. Isso porque ela é composta por muitas fibras e ácidos graxos em sua gordura. Dessa forma, ela não é estocada pelas células, provocando sensação de saciedade e fornecendo energia, por exemplo. Além disso, a polpa do coco é rica em flavonoides, que combatem doenças cardíacas, evitam a formação de tumores e têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. Sendo assim, ela também pode ser uma ótima forma de reduzir os níveis de colesterol LDL (o ruim).

Óleo de coco

Óleo de coco

É muito conhecido por sua ação hidratante na pele e no cabelo, por isso é comumente encontrado como ingrediente em produtos de beleza. Apesar de conter um nível elevado de gorduras saturadas (cerca de 90% da sua composição), ele pode auxiliar na queima de gordura e acelerar o metabolismo, aumentando a sensação de saciedade e fornecendo energia, pois suas gorduras são formadas por ácidos graxos de cadeia curta e média, que não ficam armazenados no nosso corpo. Além disso tudo, o óleo de coco, assim como os outros produtos derivados do coco, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Farinha de coco

Farinha de coco

A farinha de coco é produzida a partir do resíduo que sobrada produção do leite de coco, o que a torna um produto com baixo teor degordura. Por ser muito rica em fibras, também contribui com a sensação desaciedade, melhor a função intestinal e pode ajudar a regular os níveis deaçúcar no sangue e colesterol. Ela é livre de glúten, hipoalergênica e pode seruma ótima substituta para receitas de pães, bolos, tortas e biscoitos, tornandoesses alimentos aliados na dieta para perda de peso.

Açúcar de coco

Açúcar de coco

O açúcar de coco é encontrado na seiva presente dentro docoqueiro e é considerado um alimento minimamente processado, pois não passa pornenhum processo de refinamento e não contêm conservantes, o que o faz ser maisnatural e conter mais vitaminas e minerais do que outros adoçantes. Esseproduto tem sido procurado cada dia mais por ter um baixo índice glicêmico –menor que o do mel e do açúcar branco, por exemplo. Sendo assim, é um ótimosubstituto para receitas que precisam ser adoçadas.

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