COMO LIMPAR SEUS APARELHOS ELETRÔNICOS PARA EVITAR DOENÇAS?

Depois de 5 meses de quarentena por conta do COVID-19 nós já sabemos de cor alguns cuidados como: higienizar sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel, sair sempre com a máscara, evitar aglomerações, entre outros. Mas, será que a gente está tomando os devidos cuidados com os nossos aparelhos eletrônicos também?

Atualmente a gente vive em um mundo totalmente conectado. Muitas vezes ficamos em contato com diversos aparelhos eletrônicos quase o dia inteiro, sejam eles celular, notebooks, computadores, entre outros, e acabamos não dando a devida atenção à limpeza deles. Um estudo realizado na Universidade do Arizona, nos EUA, apontou que os smartphones podem conter até 10 vezes mais bactérias que um banheiro, por exemplo.

Sendo assim, seus aparelhos eletrônicos podem ser transmissores não apenas do coronavírus, mas também de outras doenças infectocontagiosas, como gripes, conjuntivite e outras. Por isso é importante permanecer atento com relação à limpeza deles.

Esse descuidado pode acontecer por vários motivos, desde falta de informação de que é necessário limpar ou de como fazer, até por simples distração mesmo. Para te ajudar a deixar seus aparelhos eletrônicos limpos e seguros, garantindo também a sua saúde, nós trouxemos algumas dicas para você. Confira:

Celulares e tablets, lógico!

Na era dos smartphones é comum que a gente esteja com o nosso em mãos na maioria do tempo. Levamos eles para todos os cantos: trabalho, academia, banheiro, cozinha, carro, médico, enfim, os lugares são os mais diversos e para quem tem tablet não é diferente. Com toda essa movimentação é possível que esses aparelhos eletrônicos estejam servindo de transporte para os microrganismos como vírus e bactérias. Para evitar o contágio com possíveis doenças, é muito importante realizar a limpeza diária desses objetos.

Por serem aparelhos eletrônicos mais delicados, é comum que você tenha dúvidas e receios sobre como limpar eles sem danificar, mas fique tranquilo, é mais simples do que parece! A dica é desligar o aparelho e apostar em um paninho de microfibra, que vai evitar arranhões na tela, umedecido com álcool isopropílico. Mas atenção, é muito importante tomar cuidado para não passar o produto em excesso, fazendo com que ele escorra para dentro do aparelho e molhe as conexões.

Mulher limpando um celular

O álcool isopropílico é uma solução com propriedade desinfetante semelhante ao álcool comum, porém menos abrasiva. Dessa forma, você consegue desinfetar a tela dos seus aparelhos sem causar danos.

Notebooks e monitores

A dica do álcool isopropílico é bem versátil e pode ser aplicada aqui também. Sendo assim, com os aparelhos desligados, umedeça um paninho com ele e passe por toda a superfície do notebook (incluindo o teclado e a parte externa) ou do monitor (incluindo a parte de trás e a base dele).

Um produto que pode ser usado para substituir o álcool isopropílico, por exemplo, são aqueles sprays que encontramos para vender em lojas de eletrônicos ou óticas. Geralmente eles contam com o álcool em sua composição, porém a vantagem deles é que dificilmente você vai despejar mais produto do que deveria no aparelho, correndo o risco de danificá-lo.

Outra solução que é encontrada no mercado atualmente são os lenços umedecidos próprios para a limpeza de aparelhos eletrônicos. Eles vêm com a quantidade ideal de produto para a realização da limpeza e devem ser descartados em seguida. Ah, mas não os confunda com os lenços umedecidos que vendem em farmácias, pois são produtos diferentes, ok?

Sim! Teclados e mouses também!

Mãos limpando um teclado

No caso dos teclados, caso você deseje fazer uma limpeza mais profunda, o ideal é desencaixar todas as teclas e limpar os resíduos que ficam embaixo delas. No entanto, caso você só deseje desinfetar para acabar com possíveis vírus e bactérias que ficam em sua superfície, a dica lá de cima – o famoso pano umedecido de álcool isopropílico – já funciona. A dica para esse aparelho é dar atenção a cada tecla dele, garantindo que todos os cantos foram desinfetados.

Já para os mouses a limpeza é um pouco mais simples. Basta passar o pano umedecido com álcool isopropílico em toda a sua superfície e já está tudo certo. É bem simples, mas tenha muita atenção, pois assim como os outros aparelhos dos tópicos anteriores o indicado é que tanto o teclado, quanto o mouse, estejam desligados no momento da limpeza para evitar possíveis curtos.

E o que não fazer?

Vimos que o álcool isopropílico é o grande herói da limpeza dos nossos aparelhos eletrônicos, mas ainda assim existe a possibilidade de você se confundir e utilizar algo não indicado para a limpeza. Então aqui segue uma listinha básica do que não fazer durante a limpeza dos seus aparelhos:

  • Usar produtos de limpeza doméstica
  • Mergulhar o aparelho em água, álcool ou qualquer outro produto
  • Abrir o aparelho para a limpeza
  • Usar álcool em gel – desses que usamos para limpar nossas mãos, sabe?

Manter nossos aparelhos eletrônicos limpos e desinfetados é tão importante quanto o hábito de higienizar nossas mãos constantemente para a prevenção ao COVID-19. Além disso, o processo de limpeza deles é mais fácil do que parece, não é mesmo? Que tal adicionar essa prática em sua rotina?

Realizar a higienização dos aparelhos eletrônicos com afinco garante não só a sua segurança, mas também a das pessoas que interagem com você e com os seus aparelhos. Essa atitude é uma forma de cuidado e #CuidarÉColetivo.

DEIXE UM COMENTÁRIO