COMO OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PODEM AJUDAR NA SUA SAÚDE?

Só quem tem animais de estimação em casa sabe o quanto eles podem alegrar um ambiente. Seja gato, cachorro, hamster ou passarinho, o carinho que esses bichinhos conseguem demonstrar por nós é enorme e gratificante.

Além de toda a alegria que eles podem trazer para nossas vidas, você sabia que ter animais de estimação também pode melhorar sua saúde? Isso mesmo! Existem diversos estudos no mundo inteiro que apontam melhorias físicas e psicológicas que eles podem trazer para nossa saúde, por exemplo.

Ficou curioso para saber como o seu pet pode te deixar mais saudável? Continue lendo nosso texto que a gente te conta!

Podem ajudar a prevenir alergias em crianças

Ao contrário do que muitos pais acreditam, ter animais de estimação em casa pode ajudar a evitar que as crianças desenvolvam alergias. Alguns estudos realizados nos Estados Unidos, como esse publicado na revista JAMA Pediatrics, apontam que crianças que são expostas a animais de estimação ou rurais em seu primeiro ano de vida tem menos chances de desenvolver asma até os seis anos de idade, por exemplo.

Isso acontece porque, com a exposição, as crianças acabam desenvolvendo um sistema imunológico mais forte e crescem mais saudáveis. Os benefícios não são notados apenas nos casos de asma, viu? Outras alergias como eczema também podem ser prevenidas dessa forma.

Animais de estimação melhoram o humor

Animais de estimação diminuem o estresse, melhoram o humor e afastam a depressão e ansiedade

Geralmente sentimentos ruins como o estresse e a tristeza vão embora quando passamos um tempo com nossos animais de estimação dando lugar ao bom humor. Existem diversos estudos no mundo inteiro que mostram que a convivência com nossos pets reduz a sensação de solidão, por exemplo, contribuindo para a melhora da depressão e ansiedade.

Um dos estudos foi realizado pela British Psychological Society e apontou que a convivência com cães promove o bem-estar terapêutico e psicológico. Isso acontece ao diminuir os níveis de estresse e aumentar a autoestima de seus tutores, por exemplo.

Todos esses benefícios acontecem porque, ao passarmos um tempo com nossos animais de estimação, nossos níveis de cortisol (o hormônio do estresse) caem, e os de serotonina, oxitocina e prolactina, que são relacionados ao bem-estar, aumentam.

Ajudam a detectar doenças como câncer ou crise de hipoglicemia

O faro de alguns animais de estimação, como os cães, é muito apurado. Com essa habilidade eles são capazes de ajudar a detectar doenças como o câncer, por exemplo, em diversas partes do corpo como a pele, pulmão, mama, bexiga, entre outras. Alguns especialistas dizem que a precisão desse talento deles pode variar em faixas de 80% a 90% de acerto. Além disso, eles também podem ser treinados para essa prática. Incrível, não?

Com relação às crises de hipoglicemia, um estudo realizado na Irlanda, pela Universidade de Belfast, no Queens, descobriu que os cães também possuem a habilidade de detectar a redução do índice glicêmico dos seus donos, desde que sejam treinados para isso. Essa detecção acontece ao perceber sinais comportamentais diferentes em seus donos e sentir a liberação de feromônios através do suor. Com isso, eles podem evitar as crises de hipoglicemia que são muito comuns em diabéticos, por exemplo.

Animais de estimação diminuem o sedentarismo

Animais de estimação reduzem o sedentarismo e fazem bem ao coração

Se você tem um cachorro, você já conhece a importância de levar ele para passear, certo? Mas sabia que isso pode ajudar a melhorar sua saúde também? Ter animais de estimação te torna mais ativo, seja levando o seu cão para passear, ou brincando com o seu gato em casa, por exemplo, e a consequência disso é a redução do sedentarismo.

Além de fazer você se movimentar mais, ter animais de estimação em casa também faz bem ao seu coração – e não é só por causa do amor transmitido, viu? Alguns estudos realizados pela American Heart Association apontam que a convivência com os nossos pets pode diminuir nosso colesterol e melhorar nossa pressão arterial. Dessa forma, ter um pet em sua vida, principalmente se for um cachorrinho, pode diminuir muito as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Viu só como ter animais de estimação em casa pode fazer bem para a sua saúde? Apesar disso, é importante lembrar que ser tutor de um animal exige muita responsabilidade e cuidados específicos.

Além de ter o espaço ideal para criar um pet com conforto em casa, é necessário compreender que ter um bichinho também traz gastos com saúde e alimentação, ok? Isso porque, cuidar da saúde dos seus animais também é cuidar da sua saúde. Afinal, #CuidarÉColetivo!

DEIXE UM COMENTÁRIO