COMO USAR CORRETAMENTE A MÁSCARA DE TECIDO?

Uma das formas de contágio do novo coronavírus acontece sobretudo por meio das gotículas suspensas no ar quando pessoas infectadas tossem, espirram ou conversam. Uma maneira de diminuir a exposição e o risco de infecção para a população em geral é através do uso de máscaras de tecido, igualmente conhecidas como máscaras não profissionais.

Neste momento, é recomendado que as máscaras profissionais (cirúrgicas e do tipo N95 ou equivalente) sejam utilizadas primordialmente e apenas por profissionais de saúde, pacientes com COVID-19 e outros profissionais da linha de frente com contato próximo e prolongado com possíveis fontes de contágio.

Proteja sua família com apenas um clique!

Por mais que o uso do acessório não ofereça 100% de proteção, ele é fundamental para reduzir a propagação do vírus, por isso é importante utilizar sua máscara da maneira correta seguindo as orientações que veremos a seguir!

Como usar corretamente sua máscara de tecido?

Antes do uso

Antes de usar sua máscara de tecido é importante verificar se ela está limpa. Você pode lavá-la com água e sabão, deixando de molho por cerca de 20 minutos!

Após lavar, indicamos passar com ferro quente os dois lados ou deixar secar ao sol. Em seguida, após secas, sempre as guarde num plástico ou recipiente exclusivo para a máscara limpa.

Antes de pôr a máscara no seu rosto, esterilize as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Repita o mesmo procedimento depois que retirar o acessório ou se precisar ajustá-lo no rosto. O ideal é evitar tocar na máscara durante a utilização, mas se for preciso, repita o procedimento de higienização das mãos antes e depois do toque.

Limpeza da máscara

As máscaras de tecido podem ser reutilizadas após sua higienização, ao contrário das máscaras descartáveis que devem ser descartadas após o uso. A ANVISA, todavia, recomenda evitar utilizá-las após 30 lavagens e descartar as máscaras de TNT após o uso também.

Separamos algumas recomendações da ANVISA para você garantir que sua máscara fique realmente limpa:

  • Lave previamente o acessório com água corrente e sabão neutro.
  • Deixe de molho numa solução de água com água sanitária ou outro desinfetante por 20 a 30 minutos (2 colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água).
  • Enxague as máscaras com água corrente para retirar qualquer resíduo dos materiais de limpeza. Além disso, evite torcer o material com força.
  • Deixe secar ao sol ou passe ferro quente nos dois lados.
  • Guarde-as num saco plástico ou recipiente exclusivo para suas máscaras limpas.

Dica: Caso tenha máquina de lavar, programe o ciclo completo de lavagem com no mínimo 30 minutos e temperatura de 60°C. É importante nunca misturar as máscaras com roupas também!

Sua máscara de tecido para proteção ao coronavírus é de uso individual

Uso individual e tempo de uso

A peça é de uso individual e não deve ser compartilhada com outras pessoas, mesmo após lavadas. Além disso, o ideal é ter por volta de 5 máscaras por pessoa para fazer a substituição ao longo do dia caso precise utilizar por tempo prolongado.

Utilize cada máscara por no máximo 2 ou 3 horas seguidas. Após esse período, é necessário fazer a substituição do acessório e guardar a máscara usada dentro de um saco plástico para ser posteriormente higienizada novamente.

Reduza os custos e aumente a proteção! Planos de saúde econômicos!

É importante lembrar que você também deve substituir a máscara caso ela fique úmida, com sujeira aparente ou seja danificada.

Como usar minha máscara?

A máscara de tecido deve cobrir completamente a boca, nariz e queixo sem deixar espaços nas laterais ajustando bem as extremidades no rosto para que possa garantir sua proteção.

É importante lembrar:

  • Não cubra apenas a ponta do seu nariz.
  • Nunca abaixe a máscara deixando-a pendurada no queixo ou na orelha.
  • Não deixe seu nariz ou queixo para fora da máscara.
  • Não deixe a máscara frouxa no seu rosto.

É muito importante seguirmos as orientações de uso da máscara de tecido adequadamente, pois a má utilização pode tornar esse objeto de proteção um grande foco de contaminação.

Vamos reforçar nosso cuidado individual para estender a proteção para todos, afinal #CuidarÉColetivo!

DEIXE UM COMENTÁRIO