CONHEÇA 6 MOTIVOS PARA CONTRATAR UM SEGURO DE VIDA

Muitas pessoas ainda associam o seguro de vida apenas a casos extremos e negativos, como a morte. No entanto, é necessário mudar essa mentalidade o quanto antes. Isso porque, na grande maioria das apólices, o seguro de vida pode ser resgatado ainda em vida, sabia?

A única certeza que temos é que os acontecimentos da nossa vida são imprevisíveis. Por isso, sabemos que os casos de falecimento não são os únicos que podem nos deixar desamparados. Acidentes e doenças graves podem nos tirar de campo por tempo indeterminado. Pensando nesse cenário, você está preparado para lidar com a situação?

Ainda que você não seja responsável pelo sustento de outras pessoas, ou seja, não possua dependentes como filhos e cônjuge, contar com um seguro de vida pode ser o suporte que te falta nessas situações.

Quer entender melhor porque é importante ter um seguro de vida? Continue lendo esse artigo para saber mais, pois separamos 6 motivos para você!

O seguro de vida garante proteção financeira

Ao investir em bens materiais caros, logo pensamos em como protegê-los caso o pior aconteça.  Quando compramos um carro, corremos para contratar um seguro de automóvel. Já quando compramos uma casa, um seguro de imóveis também entra em nossa lista de despesas. Por que com a nossa vida é diferente?

Ao contrário do que muitos pensam, o seguro de vida não é útil só no pior momento: a morte. Assim como os seguros acima protegem os bens em momentos de imprevistos, o de vida garante nossa proteção financeira em imprevistos com a vida. Ou seja, atualmente existem diversos tipos de seguros de vida que cobrem imprevistos como doenças graves e invalidez temporária ou permanente, por exemplo. Esse tipo de cobertura garante uma proteção financeira ainda maior para o segurado em diversos momentos.

Tranquilidade e qualidade de vida

Contar com um seguro de vida também garante ao beneficiário mais qualidade de vida, ao viver de forma mais tranquila. Isso porque sabe que será amparado em casos de imprevistos, sejam eles temporários ou definitivos.

Sendo assim, caso o beneficiário possua dependentes e aconteça o pior, ele tem a segurança de que as pessoas escolhidas terão suporte financeiro para se reestabelecer.

Para os beneficiários que não possuem dependentes, o exemplo se aplica em casos onde precisem ser afastados de suas atividades profissionais por um tempo, por exemplo. Ele tem certeza que pode se dedicar à saúde sem preocupações, seja para se tratar por conta de um acidente ou por uma doença grave, pois contará com a assistência do seguro.

Imagem com dinheiro guardado em cofres, representando a relação entre custo e benefício do seguro de vida, que gera economia e tranquilidade para o segurado.

Relação entre custo e benefício do seguro de vida

O seguro de vida apresenta uma ótima relação entre custo e benefício por ser customizável. Isso porque, a apólice cara ou barata depende, em maior parte, das necessidades do beneficiário e seus dependentes, caso os tenha.

Sendo assim, é possível encarar o seguro de vida como um investimento, seja para você ou seus familiares. Isso porque, pode-se investir poucos reais mensais e garantir tranquilidade no futuro em casos de imprevistos como invalidez temporária, por exemplo, se você contar com essa cobertura.

Flexibilidade para beneficiários

O seguro de vida não entra em inventários em casos de morte. Por isso, o segurado não é obrigado a nomear como beneficiários apenas seus herdeiros naturais, ou seja, filhos, irmãos e pais. Assim, sendo da sua vontade, o segurado pode nomear pessoas de fora da família, como amigos, afilhados, sócios e outros.

Ainda, por não entrar em inventário, receber a apólice é muito mais fácil. Caso o segurado deixe dívidas em seu nome que os beneficiários tenham que assumir, por exemplo, os mesmos conseguem resolver essa questão muito mais rápido e com menos burocracias.

Pessoas se abraçando representando a flexibilidade de adição de dependentes em um seguro de vida

Cobertura de despesas funerárias

Nós nunca queremos pensar no pior, mas é justamente por não considerar isso que muitas famílias se perdem financeiramente em momentos como falecimentos. Seja pela instabilidade emocional causada pelo ocorrido, ou por não contar com o dinheiro para os trâmites legais.

Com um seguro de vida que tem cobertura de despesas funerárias, o segurado garante ao menos que seus familiares não precisarão se preocupar com questões logísticas e financeiras em um momento tão delicado.

Isso porque, os seguros podem oferecer tanto o auxílio, que garante o reembolso dos gastos ligados ao funeral desde sejam apresentadas as notas fiscais, quanto a assistência, onde a seguradora cuida de todos os detalhes como cerimônia, sepultamento e traslado, por exemplo. Nas duas opções a única preocupação dos beneficiários do segurado é ficarem atentos ao valor máximo previsto em contrato para esse suporte.

Isenção de imposto de renda

O seguro de vida é um dos poucos benefícios disponíveis no mercado que permanece ileso na declaração de imposto de renda. Dessa forma, não há incidência de tributos sobre o pagamento das indenizações.

Sendo assim, sempre que uma indenização é paga, o segurado ou beneficiário precisa declarar ela no imposto de renda, mas não precisa pagar tributos sobre ela. Já é uma economia e tanto, não é mesmo?

Mas atenção: Só o seguro de vida da empresa pode não ser o suficiente!

Muitas empresas oferecem seguro de vida para seus funcionários como um benefício e isso é ótimo. No entanto, geralmente as apólices dos seguros de vida coletivos são mais baixas, ou seja, não cobrem as necessidades do segurado na hora do aperto.

Além disso, em caso de desligamento da empresa, o funcionário perde também o vínculo com o seguro de vida coletivo, deixando de ter esse amparo.

Por isso, avalie suas necessidades e a de seus dependentes e contrate um seguro além do da empresa. Assim você garante que a apólice será capaz de proporcionar mais tranquilidade diante dos imprevistos.

Vale lembrar que não existe problema algum em ter mais de um seguro de vida, viu? Não há um limite para o valor da indenização, por isso você pode contratar quantos seguros de vida quiser, de diferentes seguradoras. Só é necessário informar, no momento da contratação, quantos seguros você possuí e em quais seguradoras.

E aí, entendeu a importância de ter um seguro de vida? Esperamos que esse artigo tenha sido útil para sua decisão de investir na sua tranquilidade! Se precisar de auxílio para escolher o melhor seguro de vida, conte com a gente! Aqui na Nunes & Grossi Benefícios nós contamos com profissionais especializados para encontrar a apólice ideal para você.

DEIXE UM COMENTÁRIO