CUIDADOS COM A LIMPEZA DA CASA PARA SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS

Além dos cuidados básicos de higiene pessoal como lavar frequentemente as mãos, você sabe quais são os principais cuidados com a limpeza da casa para se proteger do coronavírus?

Não é possível desinfetar 100% nossos itens, mas a intenção da limpeza é reduzir o risco de contaminação. Cuidar do seu lar também é uma atitude coletiva, pois você evita que qualquer vírus possa se proliferar dentro da sua casa e, inevitavelmente, alcançar outros ambientes quando você sai.

Por isso, separamos algumas dicas básicas de limpeza para manter sua casa mais limpa e protegida, pois #CuidarÉColetivo!

Cuidados com a limpeza de casa para se proteger do coronavírus

Limpeza geral da casa

Manter uma rotina de limpeza em casa é uma grande aliada na prevenção e no combate do coronavírus. Durante o isolamento social, é importante aumentar os cuidados principalmente dentro de casa.

Primeiramente, se todos na sua casa estão mantendo o isolamento e não há circulação de pessoas que saem para a rua, você pode manter a rotina normal de limpeza, de preferência uma 1 vez por semana.

Caso haja a circulação de pessoas que trabalham fora de casa ou em área de risco como hospitais, o ideal é que a limpeza seja reforçada assim como a frequência durante a semana para manter a casa higienizada.

Todas as famílias merecem um bom plano de saúde

Ah, e não basta apenas varrer o chão! É preciso limpar os ambientes da casa com uma solução de água sanitária diluída (200ml de água sanitária para 10 litros de água) ou se preferir pode utilizar os seguintes produtos:

  • Detergentes
  • Álcool 70°
  • Desinfetante multiuso
  • Álcool comum
  • Sabão em pó

Não misture vários produtos juntos, principalmente o hipoclorito, pois eles podem perder a propriedade desinfetante quando misturados com outros produtos que não seja água.

Igualmente, limpe com frequência as superfícies de alto contato como sofás, computadores e controles remotos. Não se esqueça de limpar interruptores, maçanetas e descargas também.

Para superfícies que não podem ser molhadas, você podeutilizar álcool a 70%. Se por acaso estiver em falta, o álcool comum pode serusado também.

Não se esqueça de lavar todos os panos de limpeza após o uso.

Cuidados com a limpeza das roupas para se proteger do coronavírus

Cuidados com a limpeza das roupas

A lavagem de toalhas, lençóis e, principalmente, roupas que usamos na rua devem ser feitas com mais frequência.

A limpeza pode ser feita normalmente em máquina ou tanque e nãoé necessário separar as roupas que foram utilizadas na rua das outras peças. Vocêtambém não precisa desinfetar a máquina após o uso.

Limpeza dos eletrônicos

Utilize um pano de microfibra e álcool isopropílico paralimpar eletrônicos em geral, como celulares e notebooks. Desligue os aparelhos eletrônicosantes de limpá-los para evitar danificar os sensores.

O álcool isopropílico é indicado por conter menos água na sua composição, mas na falta do produto você pode utilizar um pouco de álcool 70% líquido com um algodão ou papel toalha, sem encharcar. As capinhas dos celulares podem ser lavadas com água e sabão.

Não utilize álcool em gel para limpar eletrônicos, pois algumas fórmulas podem danificar os sensores dos aparelhos.

Brinquedos das crianças

Os brinquedos das crianças podem ser limpos com produtos, como:

  • Álcool 70%
  • Solução de água com detergente
  • Vinagre de álcool.

Se apenas uma criança utiliza os brinquedos, você não precisa limpá-los todos os dias. O recomendável é que a limpeza aconteça de 2 a 3 vezes por semana, principalmente se a criança tem asma ou alguma alergia.

Se a criança estiver na fazer oral (de ficar colocando osbrinquedos na boca) ou estiver adoecida com alguma virose, o ideal é diminuir aquantidade de brinquedos que ela utiliza e limpá-los pelo menos uma vez ao diapara reduzir a chance de propagação do vírus.

O que mais importa é a saúde da sua família?

Objetos manuseados fora de casa

Os itens que você utiliza ao sair de casa como chaves, cartões e celular devem ser higienizados logo após sua chegada. É muito importante manter também os cuidados com o uso e limpeza das máscaras de tecido para evitar a contaminação.

Esperamos que aproveitem essas dicas de limpeza para proteger sua casa do coronavírus e reforçar os cuidados preventivos.

DEIXE UM COMENTÁRIO