DIETAS E A RELAÇÃO COM A SUA SAÚDE

Quem deseja emagrecer já deve ter ouvido falar de vários tipos de dietas e regimes. Dieta Cetogênica, Low-Fat e Paleolítica são algumas das muitas dietas que viraram tendência por prometerem perda de peso rápida e fácil.

Limitar o consumo de calorias excluindo um determinado grupo de alimentos parece uma boa ideia, mas será que isso é bom para a sua saúde? Se você tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe! Esse artigo é para você!

Dieta e regime: Existe alguma diferença?

Dieta e regime: existe alguma diferença?

Apesar de serem conceitos relacionados a mudanças na alimentação e muitas vezes usadas como sinônimos, existem grandes diferenças entre eles!

A origem da palavra dieta vem de “díaita”, palavra de origem grega que significa “modo de vida” e tinha como foco todos elementos que compõem um estilo de vida saudável. Não só a alimentação, mas também exercícios e rotina. Ao longo do tempo, seu significado mudou e atualmente se foca apenas na alimentação, mais especificamente em mudanças nos hábitos alimentares. Ou seja, uma reeducação alimentar.

Já o regime é uma restrição alimentar por tempo limitado – seja da quantidade ou de tipos de alimento – com o objetivo de perder peso rápido. O que muitas vezes acaba causando o famoso efeito sanfona: onde ocorre uma aparente perda de peso que acaba voltando, às vezes em dobro, ao voltar para a alimentação normal.

Dietas oferecem algum perigo?

Uma dieta que leva em conta as necessidades e hábitos de um indivíduo não oferece perigo, mesmo que tenha alguma restrição. Já as mudanças que os regimes propõem, sem acompanhamento ou planejamento de um profissional de nutrição, podem trazer sérios perigos para a saúde física e mental.

Cortar o consumo de alimentos de forma brusca pode causar, por exemplo, deficiência nutricional, perda muscular, alterações hormonais e até despertar ou agravar quadros de distúrbios alimentares. Os quadros mais comuns são os de compulsão alimentar, caracterizados pela ingestão de grandes quantidades de alimentos, enquanto os mais graves são de anorexia.

Procurando por um Plano de Saúde que caiba no seu bolso? Encontre aqui!

Como perder peso de forma saudável?

Ao buscar uma perda de peso saudável, é necessário ter em mente que não existem soluções rápidas e milagrosas para atingir o resultado desejado, seja ele pequeno ou grande. Uma perda de peso duradoura é um processo multidisciplinar que envolve mudanças, muitas vezes para a vida toda.

Lembramos que apenas um profissional de nutrição tem o conhecimento técnico e cientifico para prescrever dietas. Então, nada de se aventurar em regimes sem orientação, tá bom?

Para ter o auxílio de profissionais qualificados que levam em consideração seus hábitos e necessidades físicas, é importante ter um plano de saúde de qualidade.

Na hora de procurar um plano de saúde, conte com a ajuda da N&G! Entre em contato com a gente, solicite um orçamento e nossos especialistas irão apresentar as melhores soluções para você!

DEIXE UM COMENTÁRIO