VACINA CONTRA COVID-19: AGORA A DOSE DE REFORÇO (TERCEIRA DOSE) É PARA TODOS!

Em setembro nós fizemos um artigo aqui no blog contando tudo o que você precisava saber sobre a dose de reforço, ou terceira dose, da vacina contra Covid-19 naquela época. A gente sabe que parece pouco tempo, mas você sabia que as informações já mudaram de lá pra cá?

Caso você não tenha acompanhado as evoluções sobre esse assunto, esse artigo é para você! Continue lendo para ficar por dentro de tudo.

Pessoa sendo vacinada

Primeiras informações sobre a dose de reforço

Depois de quase dois anos do início da pandemia, nossos cientistas começaram a entender melhor como o vírus SARS-CoV-2 se comporta e a sua capacidade de mutação para fazer com que novas variantes da doença surjam.

Por isso, em meados de setembro, o Ministério da Saúde passou a orientar que idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas tomassem a terceira dose, ou seja, dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Dessa forma, com uma alta cobertura vacinal e com doses de reforço, é possível controlar melhor a proliferação da doença que é transmitida pelo ar.

Ainda em setembro, nós contamos no blog os motivos da necessidade da terceira dose da vacina e quem eram as pessoas prioritárias naquele momento. No entanto agora, cerca de 2 meses depois, as orientações já mudaram.

E quais são as novas orientações sobre a dose de reforço?

Por que ela é necessária?

A decisão de ampliar a dose de reforço para mais uma parcela da população foi tomada ao observar que, há alguns meses, tem acontecido uma alta na infecção de pessoas que já foram imunizadas com as duas doses. Além disso, existem evidências cientificas que comprovam que a proteção causada pelas vacinas diminui com o passar do tempo. Outro ponto de atenção é o surgimento das variantes, como a Delta, que já sabemos que é mais transmissível, e a Omicron, que ainda está sendo estudada.

Ao contrário do que muitos dizem, a necessidade da dose de reforço não significa que as vacinas não são eficientes, beleza? Existem muitos estudos que comprovam a eficiência de todas as vacinas que estão sendo aplicadas na população contra a Covid-19. O que pode acontecer, como já falamos, é uma queda no nível de proteção vacinal com o passar do tempo, mas isso é perfeitamente normal.

Quem deve tomar?

No último dia 16/11 o Ministério da Saúde anunciou que a dose de reforço, ou terceira dose, da vacina contra a Covid-19 deveria ser estendida para todos os brasileiros acima de 18 anos. Para que a pessoa esteja apta para a dose de reforço é necessário que ela tenha recebido a segunda dose há mais de cinco meses. Importante ressaltar que há uma exceção para pessoas que foram imunizadas com a vacina da Janssen que, a princípio, era considerada uma vacina de dose única. Mas não se preocupe, te explicaremos tudo a seguir!

Como vai funcionar a aplicação da dose de reforço?

Como dissemos, todos os brasileiros acima de 18 anos que tomaram as primeiras doses da vacina há mais de 5 meses estão aptos a tomar a dose de reforço. Apesar disso, existem algumas regras que devem ser respeitadas. De acordo com o Ministério da Saúde, são elas:

  • Pessoas que tomaram duas doses de Coronavac: devem tomar a dose de reforço da Pfizer, preferencialmente. Caso não esteja disponível no posto de saúde, a preferência é pela vacina da AstraZeneca ou da Janssen;
  • Quem tomou as duas doses de Pfizer: deve receber a dose de reforço da AstraZeneca ou da Janssen;
  • Para quem tomou duas doses de AstraZeneca: a preferência é pela dose de reforço da Pfizer;
  • E quem tomou a dose única da Janssen: deve tomar uma segunda dose do mesmo fabricante respeitando um intervalo de oito semanas entre elas e, após cinco meses da segunda dose, receber a dose de reforço da Pfizer.
Outros países também já estão adotando a dose de reforço

Nós não somos os únicos

Além do Brasil, outros países como França, Alemanha, Estados Unidos, Chile e Israel já estão adotando a aplicação da terceira dose. Sendo assim, você não vai dar bobeira, né?

Se você está com a sua segunda dose atrasada, corra pro postinho agora mesmo para completar o seu esquema vacinal. Agora, se você já tomou as duas doses, preste atenção no calendário da sua cidade e não perca a data da sua dose de reforço!

Fonte: Governo Federal – 02/12/2021

DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!