EXAMES PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

Em épocas de grandes competições esportivas, como os Jogos Olímpicos, é muito comum que cresça, na maior parte das pessoas, um grande desejo de praticar atividades físicas. Assistir às competições dos atletas de alto nível nos inspira. Entretanto, é preciso muito mais do que força de vontade para começar uma atividade física da forma correta: é extremamente recomendável que o(a) atleta em potencial consulte especialistas, para que realize exames apropriados.

Conheça os exames mais indicados antes da prática de atividades físicas e prepare-se de maneira adequada para melhorar a sua qualidade de vida!

Exames posturais

São exames utilizados para avaliar a postura do indivíduo, observando os desequilíbrios, e adequando a postura ideal a cada um.

Entre os exames, podem ser citados: radiografia e utilização de métodos mais subjetivos, como a observação do paciente em frente ao simetrógrafo.

De sangue

São realizados para adquirir informações sobre doenças e/ou condição de elementos celulares do sangue, como os glóbulos vermelhos, brancos e etc. São eles: Hemograma, colesterol, ureia e creatinina, glicemia, TGO, TGP e ácido úrico.

Pessoas praticando atividades físicas

Exames cardiológicos

Realizados para identificar e/ou acompanhar a função cardíaca, assim como possíveis problemas no sistema cardiovascular.

São alguns exemplos de exames: Eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico.

Exame de desequilíbrio muscular

Indicados para identificar a deficiência muscular do corpo, e adequar os exercícios para acertar tal problema. Aqui, os exames utilizados são os de Repetição Máxima (1RM) e a Dinamômetria Isocinética.

Com a orientação de profissionais da saúde, o atleta evita lesões e melhora o seu rendimento na atividade física, proporcionando até mesmo um maior prazer na prática da mesma.

Aproveite mais e melhor! Acompanhe mais dicas de saúde e bem-estar em nossa página do Facebook e LinkedIn.

DEIXE UM COMENTÁRIO