A IMPORTÂNCIA DA LUTA CONTRA A AIDS

No último dia 01 de dezembro, foi celebrado o Dia Internacional da Luta contra a AIDS, com o objetivo de alertar a população sobre os perigos desta doença, ao mesmo tempo em que estimula a discussão e promove a diminuição do preconceito aos portadores. Inspirado nesta data tão importante, iremos abordar as formas de prevenção e tratamento da AIDS e, além disso, como combater as formas de preconceito que cercam esse tema.

A AIDS

A AIDS é uma doença que causa danos ao sistema imunológico causada pelo vírus HIV. Por afetar as células de defesa do corpo, todo o organismo fica mais “vulnerável” a doenças.

Quais são os sintomas?

Depois da infecção pelo vírus HIV, os primeiros sintomas surgem, se assemelhando muito com os da gripe, como dor de garganta, febre e mal-estar. Depois, a doença se desenvolve sem apresentar sintomas, e é exatamente aqui onde o problema mora.

O organismo vai ficando cada vez mais fraco, e a partir daí, alguns sintomas como a diarreia, febre e o emagrecimento vão surgindo. A baixa imunidade faz com que diversas doenças se aproveitem da fraqueza do organismo e comecem a aparecer/se desenvolver, como tuberculose, pneumonia, etc.

AIDS

Prevenção

As principais formas de prevenção contra a aids são:

  • Sempre utilizar preservativo (masculino ou feminino) durante as relações sexuais;
  • Utilizar seringas e agulhas descartáveis;
  • Utilizar luvas ao manipular feridas;
  • Seguir o tratamento indicado durante a gravidez para não transmitir ao bebê;
  • Não amamentar o bebê em caso de aids.

Tratamento

Não existe cura para a AIDS, mas o tratamento é muito importante para que o indivíduo leve uma vida normal. Dessa forma, para que a doença não se desenvolva rapidamente e complicações surjam, o tratamento e acompanhamento deve ser seguido rigorosamente.

Lutando contra o preconceito contra a AIDS

Existem vários estudos que apontam que o preconceito é o maior obstáculo para o combate contra a aids. As pessoas não procuram saber se estão infectadas e até mesmo escondem que possuem o vírus por medo da reação das pessoas, o que dificulta e/ou impossibilita o tratamento, debilitando ainda mais o organismo da pessoa.

Para lutar contra isso, é importante que as instituições de ensino, empresas e outros grupos coloquem o tema em pauta e o discutam, para que estas barreiras possam ser superadas, dando lugar à informação e ao desenvolvimento da saúde em toda a sociedade.

Entre nessa luta! Previna-se!

DEIXE UM COMENTÁRIO