A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA

Por volta de 7 anos atrás o dia 05 de fevereiro foi instituído como o Dia Nacional da Mamografia. O objetivo da data é sensibilizar as mulheres do país sobre a importância de realizar esse exame, que pode detectar o câncer de mama de forma precoce e, com isso, salvar vidas. Isso porque, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, as taxas de mortalidade devido ao câncer de mama no Brasil ainda são bastante altas, pois geralmente a doença é diagnosticada em estágio avançado.

Mulher realizando uma mamografia

A mamografia é feita através de um equipamento de raio Xespecífico para a mama. O exame não é doloroso, apesar de ser incomodo, e osbenefícios trazidos para a saúde da mulher são maiores do que os desconfortosao realizar o exame.

Autoexame ou mamografia?

Todas as mulheres devem inserir o autoexame em suas rotinas, pois estudos apontam que em 60% dos casos de câncer de mama, o tumor é descoberto pela própria paciente durante o exame feito em casa. Apesar dessa recomendação, é importante entender que o autoexame não substitui a mamografia de rotina. Isso porque algumas vezes as alterações nas mamas que as mulheres notam durante o autoexame só passam a ser perceptíveis quando o câncer já está em estado avançado.

Por que fazer de forma preventiva?

O presidente da SBM – Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr Antonio Frasson, afirma que o número de mortes nas populações que têm acesso à mamografia preventiva pode ser reduzido entre 15 e 45%. Isso acontece porque quando a doença é descoberta em estágio inicial, as chances de cura são de até 95%.

De acordo com o INCA, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia de rotina a cada dois anos. No caso de mulheres que estão no grupo de risco, ou seja, que têm casos de câncer de mama na família, o ideal é que os exames de rotina sejam feitos a partir dos 35 anos, anualmente.

A importância da mamografia de rotina é clara, então não deixe de fazer a sua. Caso você, mulher ou homem, tenha notado qualquer alteração na sua mama, procure um médico o quanto antes.

Se você gostou de saber mais sobre esse exame, fique ligado em nosso blog para acompanhar dicar de saúde e bem-estar.

DEIXE UM COMENTÁRIO