MÉDICO DA FAMÍLIA: TIRE SUAS DÚVIDAS E CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE TER UM

Profissional de extrema importância para a saúde comunitária e individual, o médico da família torna o atendimento mais humanizado e ajuda a tratar, prevenir e evitar doenças graves. Se você nunca contou com o atendimento desse profissional e ainda não sabe a importância de poder contar com um, siga lendo este conteúdo e descubra porque vale a pena buscar por um plano de saúde que ofereça esse diferencial.

O que faz um médico da família?

O médico da família é responsável por realizar atendimentos de rotina em pacientes cadastrados em sua base a fim de prevenir o surgimento de doenças e acompanhar a evolução de problemas de saúde preexistentes.

Além disso, ele também é eficiente em diagnosticar e acompanhar tratamentos propostos, oferecendo assistência médica integral, de modo a contribuir para aumentar a qualidade de vida do paciente.

Inclusive, essa especialidade foi extremamente importante no auge do período de contaminação pelo coronavírus, evitando que muitas pessoas precisassem ir até os centros médicos e reduzindo o contágio em casos leves. 

Que tipo de atendimento o médico da família realiza?

Uma das principais vantagens de ter um médico da família é poder contar com os seus conhecimentos no atendimento de pessoas de diferentes idades e gênero. 

Afinal, esse profissional é eficiente na atenção desde bebês até idosos, realizando e acompanhando tratamentos que visam ao restabelecimento da saúde e contribuem para evitar que doenças progridam e se agravem. 

Qual a diferença entre um médico da família e um clínico geral?

Muitas pessoas acreditam que o médico da família e o clínico geral são profissionais com a mesma função. No entanto, esse é um enorme equívoco.

O clínico geral é um profissional eficiente no atendimento médico, porém não possui especialidade, o que permite que ele consiga atender ao paciente com uma visão mais ampla. É por isso que, na grande maioria dos casos, são os clínicos gerais que estão nos pronto-socorros, pois seu principal objetivo é resolver a situação que levou o paciente até o hospital.

Já o médico da família possui uma especialização no atendimento múltiplo e familiar. Com isso, ele pode atender a pacientes com diferentes enfermidades, pois tem capacitação em diferentes áreas.

E, além de ter conhecimento para tratar doenças diversas, o médico da família também tem uma importante função social, na interação médico-pacientes. É, em suma, um profissional que irá cuidar da sua família. 

Quais doenças o médico da família trata?

Um médico da família pode atender a diversas condições clínicas, realizando desde um check-up, até ministrar tratamentos contínuos. Isso é possível porque seu campo de atuação é extenso, justamente para evitar que seus pacientes precisem se deslocar até os postos de atendimento. Entre as atribuições mais comuns de um médico da família estão:

  • realizar e solicitar exames de rotina
  • atuar na promoção da saúde
  • acompanhar pacientes hipertensos, diabéticos, com doenças respiratórias e outras enfermidades crônicas
  • acompanhar pacientes com quadro de doença mental.

Vale reforçar que todos esses atendimentos sempre visam respeitar os hábitos e a rotina dos pacientes, para contribuir, além de tudo, para o aumento da qualidade de vida. 

Como é o acompanhamento com o médico da família?

O médico da família é o profissional da saúde que acompanha o indivíduo ao longo da sua história. Essa relação pode começar cedo, desde os atendimentos neonatais, ou mais tardiamente, fazendo acompanhamento aos idosos. Ele sempre estará disponível para atendimento emergencial e, também, no tratamento contínuo, com agendamentos de horários. 

Quais os benefícios de ter um médico da família?

Ter um médico da família significa, acima de tudo, ter alguém que conhece o seu histórico de doenças, bem como a condição clínica de saúde de toda a sua família, o que o torna um profissional altamente capacitado para cuidar de você!

Dentre as vantagens de contar com esse tipo de atendimento estão:

  • cuidado personalizado com você e seus entes queridos
  • capacidade de lidar com diferentes queixas, doenças e tratamentos
  • foco na prevenção
  • mais qualidade de vida.

Como você pode perceber ao longo deste conteúdo, contar com a atenção de um médico da família é super importante na manutenção da saúde. Por isso, ao buscar um convênio médico é importante verificar se o plano oferece essa modalidade de atendimento. 

Precisando de ajuda para analisar a melhor opção de plano de saúde para você e sua família? Fale com a gente! Nós, da Nunes & Grossi, somos especialistas no assunto e podemos ajudar você a fazer a melhor escolha.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!