METAS PARA 2022: DICAS PARA DEFINIR, PLANEJAR E ALCANÇÁ-LAS!

É comum criamos listas com objetivos que queremos cumprir no próximo ano, não é mesmo? Mas não adianta definir nossas metas para 2022 se não tirarmos as ideias do papel e colocarmos a mão na massa.

Nós sabemos que nem sempre dá para cumprir tudo, pois nossos objetivos mudam e imprevistos acontecem, mas é possível sim ter um planejamento estruturado e, principalmente, alcançável!

Por isso, queremos te dar um empurrãozinho e te ajudar a definir, planejar e realizar seus metas em 2022. Continue lendo para saber como!

Metas para 2022: Dicas para definir, planejar e alcançá-las!

Analise o ano que passou

Antes de iniciar seu planejamento, é importante olhar para o passado e entender o que deu certo e o que deu errado no planejamento de seus objetivos.

Pense nas metas que definiu e se pergunte:

  • O que te motivou a alcançá-las?
  • Que tipo de ações foram feitas?
  • Você fez algum planejamento? Se sim, como foi?
  • Contou com ajuda da sorte ou trabalhou duro para realizar a meta?

Essas são só algumas perguntas que você pode fazer para identificar suas forças e o que te impulsiona! Da mesma forma, veja quais foram suas fraquezas, ou seja, o que se tornou um obstáculo no seu caminho.

Para isso, se pergunte o que te impediu de realizar suas metas: Planejamento financeiro? Falta de ânimo? Prazo inadequado? Situações não planejadas? Procrastinação?

Saber seus pontos fortes e fracos é fundamental para não se autossabotar e definir metas de acordo com suas ambições pessoais que sejam alcançáveis.

Defina o que você espera de 2022

É preciso saber onde se quer chegar para traçar uma rota, não é mesmo? Por isso, agora é a hora de olhar para seu futuro e pensar no que quer realizar em 2022.

Para começar, você pode colocar numa folha de papel ou no seu celular tudo aquilo que deseja fazer para depois analisar com calma o que é viável ou não.

Para facilitar, você pode dividir suas metas por áreas da sua vida, como por exemplo:

  • Familiar
  • Profissional
  • Pessoal
  • Espiritual
  • Financeira
  • Amorosa
Metas para 2022: Você conhece a metodologia SMART?

Dicas para definir, planejar e alcançar suas metas para 2022

Agora que você já aqueceu e tem uma ideia geral do que quer em 2022, é hora de definir suas metas de forma mais assertiva. Afinal, você quer tirá-las do papel, não é mesmo?

As metas servem como um direcionamento dos nossos esforços ao longo do ano, por isso existem diversos métodos que podemos aplicar no percurso. Hoje, iremos te ensinar o método SMART de construir metas inteligentes!

O que são Metas SMART?

De forma simplificada, é um método para construir metas através de critérios que as tornam mais fáceis de serem atingidas. Dentro dessa metodologia, a meta precisa ser:

  • S (specific) – Específica;
  • M (measurable) – Mensurável
  • A (Attainable) – Atingível
  • R (Relevant) – Relevante
  • T (time based) – Temporal

Não se preocupe! Iremos falar de cada critério para que você possa definir suas metas para 2022!

S (specific) – Tenha uma meta específica

Em vez de criar um objetivo abrangente, dê preferencia por definir metas específicas. Isto aumentará suas chances de realizá-las, pois ficará mais fácil observar onde você precisa agir.

Por exemplo, em vez de definir apenas que quer ter uma vida mais saudável em 2022, um objetivo genérico, deixe sua meta mais específica como: Quero fazer exercícios físicos 2 vezes por semana e vou apenas comer doces e frituras nos fins de semana.

Com metas mais específicas fica muito mais fácil entender por onde começar, não é mesmo?

M (measurable) – Defina metas mensuráveis

Uma das coisas que pode te desmotivar para cumprir uma meta é não ver seu progresso. Nem todos nossos objetivos são mensuráveis, mas há vários que podemos acompanhar para medir nosso avanço e consequentemente ter mais motivação.

Por exemplo, se você tem o objetivo de guardar dinheiro para uma viagem, estabeleça metas mensais! Toda vez que conseguir alcançar seu objetivo (ou ultrapassá-lo) começará o próximo mês com mais motivação.

Por isso, veja como você pode mensurar seu sucesso nas suas metas de 2022 e faça acompanhamentos mensais ou semanais delas.

A (Attainable) – Faça metas atingíveis!

Ou seja, não crie metas que você não pode cumprir! É preciso definir metas que sejam realistas para seu momento atual, ou seja, atingíveis.

Não adianta nada criar objetivos inalcançáveis, pois eles te frustram e prejudicam todo seu planejamento. Se você quer muito algo que hoje não faz parte da sua realidade, pense em como você poderá chegar mais próximo disso a cada ano.

Na hora de planejar seu tempo, por exemplo, não esqueça que você precisa de momentos para descansar e ter lazer. Ou seja, ter tempo hábil para fazer seus objetivos sem comprometer sua qualidade de vida ou saúde.

R (Relevant) – Crie metas que sejam relevantes

É muito interessante ver as metas que outras pessoas criam e se inspirar nelas, porém, tome cuidado: Para alcançar suas metas é preciso que você realmente as queira!

Então, nada de copiar metas de amigos! Defina suas metas com base nas suas próprias motivações e que façam sentido com sua vida. Em outras palavras, metas relevantes para você!

Desta forma, você as colocará como prioridade em 2022 em vez de apenas listá-las no papel!

T (time based) – Temporal: Suas metas precisam ter prazo!

Não adianta apenas a meta ser atingível, é preciso definir quanto tempo você precisa para alcançá-la! Caso contrário, você apenas adiará sua conclusão.

Quais serão suas metas anuais? Quais serão suas metas mensais? Pode até ser que você precise definir metas diárias.

Pra começar a visualizar melhor esta questão, você pode dividir suas metas em grupos, como por exemplo:

  • Curto prazo
  • Médio prazo
  • Longo prazo

Ficou com dúvidas? Se liga nos exemplos:

  • Longo Prazo: Comprar um apartamento até 2030.
  • Médio prazo: Ter uma reserva de emergência de 10 mil reais.
  • Curto Prazo: Pedir comida no app apenas 1 vez por mês para economizar.

Depois de dividir suas metas em grupos, ficará muito mais fácil definir o prazo para que elas sejam atingidas e, consequentemente, as ações ou esforço que precisará fazer para completá-las.

Por exemplo, se você quer comprar um carro, além de definir quanto você pode economizar por mês (afinal, a meta precisa ser atingível!), estabeleça uma data limite para realizar sua meta. Desta forma, você conseguirá não só dividir as ações em “pequenas metas” mensais ou semanais, como também colocar seus esforços no prazo definido.

Dicas extras para alcançar suas metas para 2022

Agora que você definiu suas metas para 2022 e tem um planejamento estruturado, ficará muito mais fácil atingir seus objetivos, não é mesmo?

Para te dar uma ajuda extra, separamos mais 3 dicas práticas para te ajudar:

Visualize suas metas para 2022

Para não esquecer das suas metas para 2022 ao longo do ano, indicamos colocar sua lista em algum lugar visível como, por exemplo, na parede do seu quarto ou na tela de bloqueio do celular.

Você pode também reunir imagens que remetam aos seus objetivos. Assim, sempre que você olhar para este painel, reforçará sua motivação para cumprir seus objetivos.

Comemore cada meta atingida!

Celebrar suas conquistas é uma ótima forma de manter a motivação ao longo do ano. Então, comemore! Afinal, você se esforçou para ter resultados!

Mude os planos se for necessário

Nós mudamos ao longo do ano, não é mesmo? Por isso, se for preciso, refaça sua lista de metas para 2022 daqui alguns meses. É muito importante que você se empenhe em objetivos relevantes para você, por isso não tenha medo de mudar a rota!

Seguindo essas sugestões você conseguirá colocar em prática seus objetivos e se preparar para ter um ano cheio de realizações! Esperamos que nossas dicas te aproximem ainda mais dos seus sonhos!

Agora que você já tem uma bússola para criar e desenvolver suas metas para 2022, que tal compartilhar o conteúdo com alguém que precise? Afinal, todos nós as vezes precisamos de um empurrãozinho para tirar aquele sonho do papel, não é mesmo?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!