ONDE ENCONTRAR A REDE DE ATENDIMENTO DO SEU PLANO DE SAÚDE

Sem dúvidas a rede de atendimento é uma das partes mais importantes de um plano de saúde. Apesar disso, esse ponto também pode causar muita confusão para os usuários.

Isso porque podemos encontrar diversos nomes para falar sobre ela: rede credenciada, rede referenciada, rede própria, entre outros. Alguns desses termos apresentam diferenças, já outros dizem respeito a mesma coisa.

Além disso, muitas pessoas tem dificuldade de encontrar informações sobre a rede de atendimento do plano de saúde pretendido ou contratado. Isso porque elas não sabem se buscam por ela no site da operadora, direto com o corretor ou com a administradora ou em outros canais.

Se você já tem um plano de saúde ou pretende contratar um e quer saber mais sobre a rede de atendimento dele, fizemos esse artigo para te ajudar com isso. Continue lendo para saber mais!

Buscando por Planos de Saúde econômicos? Clique aqui para achar!

Qual é a diferença de rede credenciada e rede própria?

A rede credenciada, ou rede referenciada, é formada por prestadores de serviço terceirizados. Ou seja, são os hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e os demais serviços contratados pela operadora do plano de saúde para atender os beneficiários.

A vantagem de ter um plano de saúde que também possui rede credenciada é que é possível encontrar atendimento em diversas regiões, dependendo da cobertura do plano escolhido, é claro.

Já a rede própria é formada pelos hospitais, clínicas, laboratórios e demais serviços que são administrados pela própria operadora de saúde. Ou seja, esses estabelecimentos são de propriedade da operadora contratada. Possuir uma rede própria é uma grande tendência entre as operadoras de saúde e cada vez mais planos disponibilizam essa opção para seus beneficiários.

Qual tipo de rede de atendimento o meu plano de saúde oferece?

Depende! Para saber a resposta é necessário analisar, além da operadora de saúde escolhida, qual foi o plano contratado. Isso porque algumas operadoras podem oferecer um tipo de rede de atendimento para um plano mais completo e uma rede diferente para um mais básico, por exemplo.

Ainda, existe a possibilidade de a operadora de saúde oferecer uma rede mista, ou seja, oferecer atendimento tanto em rede credenciada quanto em rede própria.

Por isso, na hora de escolher o seu plano de saúde, sempre se lembre de consultar o tipo de plano, a rede de atendimento e a área de abrangência dele. Essas informações são tão importantes quanto o valor, viu? Pois de nada adianta optar por um plano mais barato e ele não oferecer o atendimento que você precisa.

Casal pesquisando a rede de atendimento de um plano de saúde

Onde eu encontro a relação da rede de atendimento do meu plano de saúde?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina que todos os planos de saúde são obrigados a divulgar suas redes de atendimento em seus portais na internet. Sendo assim, você deve encontrar com facilidade a rede do seu plano de saúde no site ou aplicativo da operadora escolhida.

Ainda, na resolução normativa nº 486 de 26/03/2022, a ANS diz que as informações sobre as redes de atendimento dos planos oferecidos pela operadora devem ser públicas. Ou seja, não podem ser restritas somente a quem já é cliente da operadora. Dessa forma, se você está pesquisando sobre diversos planos de saúde para escolher o seu, é possível fazer essa consulta no site das operadoras que te interessam mais.

A rede de atendimento deve ser atualizada em tempo real, sempre que houver alterações, e conter as seguintes informações:

  • O nome do plano de saúde;
  • Seu número de registro na ANS;
  • O tipo, nome e CNPJ dos estabelecimentos credenciados;
  • O nome do profissional que irá atender, a especialidade e o número do seu registro no Conselho Profissional;
  • O endereço completo do local de atendimento, com logradouro, número, bairro, cidade, estado e outras formas de contato como telefone com DDD, site, e-mail, etc.
  • Entre outras informações.
Tenha mais qualidade de vida. Tenha um bom plano de saúde. Clique aqui!

Conte com ajuda!

Caso você tenha dificuldades de acessar a rede de atendimento do plano de saúde que te interessa, recomendamos contar com a ajuda de um corretor especializado. Aqui na N&G nós temos diversos parceiros que podem te auxiliar nessa missão! Assim você não se preocupa e encontra o plano de saúde que melhor atende suas necessidades.

Para solicitar o contato de um de nossos corretores especializados clique aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO