DIA DO AMIGO: OS BENEFÍCIOS DE TER BONS AMIGOS PARA A SAÚDE

Quando falamos sobre saúde, as primeiras coisas que pensamos são: remédios, consultas e hospitais. De fato, esse pensamento não está completamente errado, mas um tema tão amplo quanto a nossa saúde não pode ser resumido apenas a essas questões.

Existem algumas formas de garantir a manutenção da nossa saúde para que não seja necessário o uso de remédios e idas de emergência à hospitais, por exemplo. Algumas delas são: manter uma dieta balanceada, praticar atividades físicas e cultivar boas amizades.

Sim, parece surreal, mas ter amigos traz muitos benefícios para a saúde, tanto do nosso corpo, quanto da nossa mente! Se você ainda não está acreditando, listamos abaixo alguns benefícios que os laços de amizade podem trazer as nossas vidas. Confira!

Todas as famílias merecem ter um plano de saúde

Risco menor de doenças

Alguns estudos apontam que manter relacionamentos positivos, como nossas amizades, tendem a levar nosso cérebro a produzir neuro-hormônios que ajudam no fortalecimento do nosso sistema imunológico, aumentando as defesas naturais do nosso corpo contra doenças e infecções.

Já no sentindo contrário, outras pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostraram que pessoas mais solitárias ao longo da vida sentem-se mais indefesas, tem mais noites ruins de sono – o que contribui muito para ter menos saúde, como falamos aqui – e tem maiores chances de desenvolver algumas doenças como o Alzheimer, por exemplo.

Quem tem bons amigos vive mais

Mesmo que você e seus amigos não saibam, ter eles por perto pode aumentar em até 50% as chances de viver mais tempo do que as pessoas que tem poucas interações sociais. O estudo mais famoso sobre isso foi realizado por pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA, e apontam que pessoas que tem menos interações sociais durante a vida tem um prejuízo com relação à longevidade comparado ao das pessoas que fumam todos os dias ou são alcoólatras, por exemplo.

Além disso, pessoas com fortes laços de amizade envelhecem de forma melhor, com o cérebro funcionando de forma mais saudável e uma memória mais apurada. Quando te perguntarem qual é o segredo para um envelhecimento saudável, você pode responder com toda a certeza que é ter amigos.

Mente e coração saudáveis

Manter boas amizades pode ser um remédio para o coração. Isso porque, vínculos afetivos fortes estimulam emoções positivas e essas emoções, consequentemente, influenciam em nossos batimentos cardíacos. Diante disso, um dos estudos mais citados sobre isso, que aconteceu na Universidade de Columbia, no EUA, aponta que pessoas que tem mais amizades são mais felizes e, com isso, tem um risco 22% menor de ter um infarto ou desenvolver doenças cardíacas. Ou seja, pessoas com boas amizades tem uma melhor saúde cardiovascular.

Além disso, ter um amigo em qualquer fase da vida contribui com o nosso desenvolvimento social e psicológico, diminuindo os riscos de desenvolvermos doenças da mente como ansiedade, depressão, entre outras.

Incentiva a prática de atividades físicas

Geralmente pessoas depressivas tendem ao sedentarismo e, como vimos, ter amigos é uma das formas de combater a depressão, mas o que isso tem a ver com atividades físicas? Tudo!

Ter amigos nos ajuda a manter a rotina de atividade física em dia. Isso porque, de acordo com um estudo realizado no Reino Unido, se nossos melhores amigos praticam alguma atividade física, a chances de sermos influenciados a largar o sofá e praticar um exercício também são muito maiores. Tudo isso porque as amizades tem grande poder influenciador na nossa vida e, nesse caso, elas nos influenciam pro bem, ajudando na prática de esportes e mantendo nossos níveis de serotonina e adrenalina altos.

Mais amigos, menos estresse e mais otimismo

Sentimentos bons são contagiantes e o otimismo não é diferente. Um estudo realizado em Harvard, nos EUA, mostrou que pessoas que convivem com pessoas alegres tem 60% mais chances de “sorrir para a vida”. Sendo assim, se você é feliz e otimista, certamente seus amigos e, talvez, até os amigos dos seus amigos, sejam contagiados com esses sentimentos positivos também.

Além disso, nossos amigos tem a habilidade de ajudar a reduzir nossas tensões diárias através de ações simples, como escutar como foi nosso dia. Quando nossos amigos nos dão esse tipo de apoio, eles estão nos ajudando a reduzir nossos níveis de estresse e ansiedade causados pela rotina.

Ter amigos é uma das melhores coisas da vida e ainda nos ajuda a manter a saúde em dia.

Você já agradeceu seu amigo(a) hoje por fazer parte da sua vida? Não? Então compartilha esse post com ele e mostra como vocês cuidam da saúde um do outro, mesmo sem saber. Afinal, #CuidarÉColetivo!

DEIXE UM COMENTÁRIO