OS EFEITOS DA MASCULINIDADE TÓXICA NA SAÚDE DO HOMEM

Com certeza você já ouviu por aí que “homem não chora” ou outras frases que dizem como um homem deve se comportar em sociedade. O que muitas vezes não percebemos é que frases como essas estão impregnadas de estereótipos nocivos para a saúde mental do homem.

Cada vez mais na atualidade escutamos discursões sobre a Masculinidade Tóxica, mas você realmente sabe o que isso significa? Continue lendo para saber mais sobre o tema.

O que é a masculinidade tóxica?

O que é masculinidade tóxica?

A Masculinidade Tóxica é uma série de ideias associadas ao comportamento do homem. Geralmente essas ideias são ligadas a virilidade, poder e força em detrimento de emoções e sentimentos.

Essas imposições colocam as emoções como fraquezas, o que ajuda a perpetuar uma série de distúrbios para a saúde masculina, já que o homem reprime seus sentimentos para se encaixar no estereótipo normalmente ligado atitudes mais violentas.

Muitas vezes, porém, não é fácil identificar esses comportamentos. Isso porque eles já estão impregnados na nossas cultura e pensamentos, tornando mais difícil para o homem fugir dessa pressão social.

Separamos algumas frases para te ajudar a identificar algumas crenças criadas sobre o comportamento masculino:

  • Homem não chora
  • Rosa é cor de menina
  • Meninos não podem brincar de boneca
  • Homem que é macho gosta de futebol e cerveja
  • Os homens é quem mandam em casa
  • Homem tem que “pegar” várias mulheres
  • Se você gosta de arte/teatro/dança você é gay
  • Serviço doméstico não é coisa de homem
  • Homem não precisa de ajuda
  • Homem que é macho não precisa ir ao médico

Masculinidade Tóxica é diferente de masculinidade

Por mais que o termo possa ser confundido como uma crítica ao próprio homem, esse não é objetivo. Os debates atuais procuram diminuir comportamentos e atitudes nocivas que foram perpetuadas na sociedade como estereótipos masculinos e que são prejudiciais para todos.

Ah, e vale lembrar que as mulheres também contribuem para essa imposição social, portanto é fundamental que todos participem dessa discussão.

Como a masculinidade tóxica afeta a saúde do homem?

Como a masculinidade tóxica afeta a saúde do homem?

Além de contribuir na perpetuação de casos de misoginia, estupro e homofobia, a Masculinidade Tóxica afeta diretamente a saúde do homem, colaborando para uma menor expectativa de vida e maiores taxas de mortalidade entre homens jovens.

De acordo com um estudo realizado em 2019 pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que faz parte da OMS, um a cada 5 homens irá morrer antes dos cinquenta anos em decorrência direta da masculinidade tóxica.

Por conta desses comportamentos, homens estão mais suscetíveis a acidentes de trânsito, vícios, doenças crônicas não transmissíveis, homicídios e até a taxas altas de suicídio. Em outras palavras, o estereótipo imposto é responsável por matar muitos homens que deixam de cuidar da sua saúde física e mental por preconceito de ir ao médico ou por tomar atitudes mais arriscadas e/ou violentas.

Além dos riscos físicos, os danos causados a saúde mental dos homens são extremamente preocupantes, já que esses padrões tóxicos geram uma inabilidade de canalizar emoções contribuindo para o desenvolvimento de sentimentos como insegurança, raiva, angústia e frustação.

Ao longo do tempo, esses comportamentos e sentimentos nocivos podem se transformar em doenças e transtornos mentais, bem como desencadear atitudes inconsequentes que funcionam como válvula de escape.

Como mudar esse cenário?

Diante desses dados, é preciso mudar a mentalidade da nossa sociedade trazendo mais informações sobre a saúde do homem, eliminar barreiras psicológicas e sociais que os impedem de procurar ajudar médica e também criar uma cultura mais empática que os ajudem a canalizar suas emoções de forma saudável.

Para que a mudança aconteça é preciso também refletir e questionar esses comportamentos nocivos com o objetivo de trazer o desenvolvimento pessoal e emocional dos homens.

Este é um trabalho coletivo no qual todos podem ajudar e disseminar informações, afinal, #CuidarÉColetivo.

DEIXE UM COMENTÁRIO