COMO CUIDAR DA SUA SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS?

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) mudou nossa rotina e trouxe desafios novos para todos. O isolamento social, o excesso de informações e as incertezas no futuro desencadeiam uma série de emoções que impactam na nossa vida.  Como manter a saúde mental em tempos assim?

Nesse momento, precisamos lembrar de cuidar das nossas emoções que costumam ficar em último plano no nosso dia a dia. Separamos 10 dicas para te ajudar a fortalecer sua saúde mental!

Cuidado com o excesso de informação - Como cuidar da sua saúde mental em tempos de coronavírus?

Cuidado com o excesso de informação

O excesso de informações que estamos recebendo nos noticiários e nas redes sociais não apenas gera muita ansiedade como também eleva a sensação de incerteza e as preocupações com o futuro.

Fique atualizado, mas não viva em função das notícias. Parapreservar a sua saúde mental, desacelere e filtre o tipo de informação que vocêterá contato. Dê preferência por compartilhar e ver histórias positivas!

Sempre que sentir ansiedade com as notícias, respire fundo e vá fazer atividades que gerem bem-estar e tranquilizem sua mente.

Concentre-se em você! - Como cuidar da sua saúde mental em tempos de coronavírus?

Concentre-se em você!

Nesse meio tempo, você pode aproveitar o tempo da quarentena para fazer coisas que gosta como ler aquele livro que está jogado na estante, ouvir a música da sua banda preferida, maratonar aquela série no Netflix ou fazer um curso online.

Concentre-se em si mesmo e descubra maneiras de usar seu tempo livre para fazer aquelas coisas que você sempre quis fazer, mas não tinha tempo!

Se ajudar, faça uma lista das coisas que você pode fazer dentro de casa, mas sempre respeite seu tempo para torna-lo algo positivo e útil. Teremos altos e baixos e é importante ficar atento a essas mudanças.

Organize suas coisas

Durante nossa rotina a gente costuma postergar algumas tarefas.Que tal aproveitar esse tempo para arrumar aquele álbum de fotos e arquivos nocomputador? Ou que tal organizar seu armário e ajeitar as plantas na casa?

É um bom momento para por tudo em ordem e trazer mais harmonia para sua casa e vida. Inclua as pessoas que moram com você nas suas atividades com a finalidade de gerar mais interação.

Estabeleça uma rotina

Na quarentena, uma boa dica é estabelecer uma rotina diária com atividades regulares de trabalho e autocuidado para manter sua saúde mental.

Além disso, é importante saber o que fazer com seu tempo livre e seu humor que podem variar mais do que o usual no isolamento. Respeite seu tempo, mas não se paralise! Manter planejamentos diários e semanais te ajudam a criar formas saudáveis de distrações.

Se você estiver fazendo home office, por exemplo, acorde cedo e mantenha, se possível, os mesmos horários de trabalho e descanso que você teria no escritório. Faça a mesma coisa caso esteja estudando.

Se por acaso teve um rompimento muito grande da sua rotina, estabeleça uma nova para a quarentena! Você pode incluir uma atividade física, um estudo, um hobby… use sua criatividade! Como resultado, seu dia se tornará mais tranquilo e prazeroso.

Conecte-se com as pessoas - Como cuidar da sua saúde mental em tempos de coronavírus?

Conecte-se com as pessoas

Não se isole! O ser humano é um ser social por natureza, então, não deixe de se comunicar e interagir com as pessoas da sua casa e com seus amigos e familiares pelo meio virtual.

Encontre novas maneiras de se conectar com as pessoas enquanto pratica o isolamento social. Use as redes sociais e plataformas para interagir com família e amigos. Criem juntos novas formas de conversar e quando possível façam chamadas de vídeo ou de voz para matar a saudade. Lembre-se de usar os recursos disponíveis sempre de forma saudável e responsável!

Você pode também formar um grupo de apoio para conversar sobre o que estão sentindo e compartilhar experiências. Qualquer assunto é válido! Vamos nos aproximar ainda mais das pessoas nesse momento.

Cuide da sua saúde mental e física

Nosso corpo é feito de saúde física e mental. É importantemanter o equilíbrio entre essas duas partes.

Aproveite as aulas online gratuitas oferecidas por diversas academias e plataformas para manter seu corpo em movimento! Dessa maneira, você pode encontrar exercícios que te agradem como ginástica funcional, dança e até yoga. Veja o que mais funciona para você e mexa-se!

Para manter a mente sã, ocupe seu tempo com atividadesrelaxantes e mantenha uma rotina diária. Pratique o autoconhecimento e veja queações funcionam melhor para você.

E ah! Não se esqueça de se alimentar de uma forma saudável!

Pratique o autoconhecimento

Pratique o autoconhecimento

O momento que estamos vivendo é passageiro. Olhe a situação ao seu redor de forma realista (sem entrar em pânico!) e veja o que pode aprender com tudo isso.

Permita-se sentir as emoções, ter ansiedade é normal, principalmente com o excesso de informações que estamos recebendo. Se sentir que você está tendo uma preocupação exagerada e isso te impede de dormir ou fazer outras atividades, tente identificar o que está causando isso, como por exemplo o uso excessivo da tecnologia ou ver notícias o tempo inteiro na tv. Identificado a origem, é muito mais fácil amenizar a ansiedade.

Olhe para dentro de si e descubra qual é o melhor jeito de passar por tudo isso. Algumas pessoas precisam meditar, outras buscarão refúgio na arte, outras precisarão conversar com um amigo. O desenvolvimento da resiliência pode ser algo novo para muitos, por isso mantenha a calma e a paciência com os outros e com você mesmo!

Pratique o autoconhecimento e lembre-se que tudo isso vai passar!

Não pare seu tratamento

Se você já está em tratamento médico, não pare de tomar suas medicações e de ir nas consultas marcadas. É importante manter os cuidados indicados e principalmente procurar seu médico caso sinta uma piora nos sintomas.

Isso vale também para quem faz terapia com psicólogo. A única diferença é que nesse período talvez você precise fazer as sessões online para evitar sair de casa. Converse com seu psicólogo e descubra a melhor maneira de continuar seu tratamento!

Seja gentil

Seja gentil

Cada pessoa tem uma maneira de lidar com situações de crises e foram afetadas de maneiras diferentes pela pandemia.

Agora mais do que nunca precisamos refletir sobre o que dizemos e compartilhamos com as pessoas. Então, precisamos pensar no coletivo e como nossas ações individuais podem ajudar nesse momento.

Pratique a responsabilidade social, além da gentileza e empatia. Você pode ser um foco de transformação e ajuda!

Esse período ficará marcado em todos nós, então, porque não fazer nossa parte hoje e criar uma história mais positiva?

Peça ajuda

Em momentos de quarentena, seus níveis de ansiedade e depressão podem aumentar. Se se sentir sobrecarregado, pensar em se machucar ou em suicídio, sempre procure a ajuda de um familiar/amigo, psicólogo ou médico.

Muitos psicólogos estão oferecendo seus serviçosgratuitamente pela internet durante a fase de isolamento. Se informe e semprepeça ajuda!

Você pode ainda entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) para obter ajuda gratuitamente e anonimamente através do telefone 188 ou do site.

Vamos formar uma grande rede de apoio para ajudar uns aos outros nesse momento. #CuidarÉColetivo

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