COMO FUNCIONA O SEGURO VIAGEM?

O planejamento de uma viagem é sempre corrido, seja de férias, estudos ou à trabalho. No meio dessa correria pouca gente se lembra de garantir segurança e proteção para que tudo ocorra bem, por isso entenda como funciona o seguro viagem e inclua-o nos planos.

O seguro viagem é uma forma de proteção para que você possa desfrutar de sua viagem de férias, trabalho ou até mesmo estudos de maneira tranquila, sabendo que caso algo ocorra fora do planejado, você estará amparado longe de casa. Há seguros para todos os destinos, dentro ou fora do Brasil, por exemplo.

Coberturas do Seguro Viagem

Imagem representando as coberturas do seguro viagem.

Conheça algumas das coberturas oferecidas por um seguro viagem:

  • Assistência médica para doenças ou acidentes;
  • Gastos com medicamentos e serviços odontológicos;
  • Indenização suplementar por perda ou extravio de bagagem;
  • Ajuda em caso de perda de documentos;
  • Cancelamento da viagem;
  • Regresso antecipado;
  • Translado de corpo em caso de morte;
  • Funeral;
  • Invalidez.

Em casos de doenças preexistentes, é obrigatório o atendimento pela cobertura médica se houver crises ocasionadas pelas mesmas em casos de urgência ou emergência. Saiba a diferença entre os dois:

Urgência: paciente necessita de atendimento médico, mas pode aguardar que casos emergenciais sejam atendidos primeiro.

Emergência: paciente necessita de atendimento médico imediato, pois sua vida está em risco.

Quanto as outras coberturas, pode-se considerar doenças preexistentes um risco excluído.

O seguro viagem pode ser individual, familiar, ou empresarial, caso ele seja feito pela empresa onde você trabalha. Assim como o seguro viagem é feito de acordo com a sua necessidade, do mesmo modo as coberturas são definidas conforme o seu perfil e sua viagem, ou seja, um viajante que pratica esportes radicais tem coberturas diferenciadas de um estudante, por exemplo.

Os valores também variam de acordo com as coberturas e o tempo de viagem, sendo assim é necessário ficar atento aos limites, como de gastos ou atendimentos médicos, de acordo com o prêmio pago. Os limites também se aplicam à idade do contratante, que é entre 65 ou 70 anos.

Viagens nacionais

A contratação de seguro viagem para destinos nacionais não chega a ser necessária por conta dos planos de saúde que podemos ter com cobertura nacional, por exemplo.

No entanto, a contratação pode ser feita para distâncias mínimas de 100 km entre a origem e o destino, sendo o prêmio pago em reais.

O investimento é baixo, cerca de R$15,00 a R$20,00 e algumas vezes acaba saindo como um bônus de garantia, no entanto, em viagens para o exterior isso pode ser um pouco mais difícil.

Pesquise se há obrigatoriedade para Viagens Internacionais

Alguns países, como Cuba, exigem o seguro viagem, já outros têm uma exigência mínima de valor coberto. Para saber o que é obrigatório e verificar se este seguro está incluso nas exigências o Ministério das Relações Exteriores aconselha que se entre em contato com a Embaixada ou representação consular do país a ser visitado.

Você sabia que turistas brasileiros associados ao INSS têm direito a assistência médica gratuita em 8 países? São eles a Argentina, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Portugal e Uruguai.

No caso de seguros de viagem internacionais o cálculo será, quase sempre, em dólares.

Como contratar e qual a melhor opção?

Faça pesquisas e busque uma consultoria que possa auxiliar na escolha da melhor opção para seu seguro viagem. Além de entender o seu perfil, defina sua real necessidade, dessa forma a consultoria se torna mais efetiva. Verifique se as coberturas estão aderentes ao seu momento, além de observar os valores cobertos, pois as seguradoras oferecem um limite de valor a ser coberto.

Pesquise a média de valor e o custo de vida do destino da viagem.

As coberturas que se fazem mais necessárias, na maioria das vezes, são as que incluem questões que envolvam a saúde – serviços emergenciais e internações – e bem-estar.

Após a contratação do seguro viagem

Durante a sua viagem, tenha em mãos o número da apólice do seguro contratado e números internacionais oferecidos pela seguradora que devem ser contatados. Eles costumam aceitar chamadas a cobrar e te darão todas as instruções necessárias.

Caso ocorra uma emergência, guarde todos os documentos, notas e comprovantes para solicitar o reembolso dentro do prazo previsto pela seguradora. O prazo de reembolso pode ser de até 30 dias após a entrega de toda a documentação necessária.

“O diretor da Braztoa conta o caso de um homem que viajou para Miami, num pacote turístico de sete dias, sem contratar seguro de viagem. Ao aterrissar no aeroporto local, passou mal e foi levado às pressas para o hospital. Depois de ter passado por uma bateria de exames e tratamentos médicos, foi diagnosticado com uma infecção urinária. “Nada muito sério”, comenta Roman. Mas, ao sair do hospital, veio o susto: o turista teve de arcar com contas hospitalares que, juntas, somaram 15.000 dólares. Enquanto que, um seguro básico para os Estados Unidos, pelo período de sete dias, pode custar cerca de 62 dólares, com todas as coberturas básicas, incluindo despesas médicas e até mesmo gastos com medicamentos. ”

(Fonte: Roberto Roman, diretor da Braztoa, para a Exame)

Bom, você gostaria de passar por isso, não é mesmo? Agora que você sabe melhor como funciona o seguro viagem, evite dores de cabeça e adquira um antes de viajar!

DEIXE UM COMENTÁRIO