TIPOS DE CÂNCER MAIS COMUNS NOS BRASILEIROS E FORMAS DE PREVENÇÃO

Uma das doenças mais temidas por muitas pessoas é o câncer. Isso porque, ele pode surgir em qualquer parte do corpo e em qualquer momento da vida. Apesar disso, fatores genéticos, comportamentais e ambientais fazem com que alguns grupos tenham mais incidência da doença, por exemplo. Com isso, pode-se dizer que existem alguns tipos de câncer mais comuns entre os brasileiros.

Hoje é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer e, por isso, vamos falar um pouco mais sobre as formas dessa doença e dicas de prevenção.

Leia nosso artigo para saber mais.

O que é o câncer?

O câncer é uma condição causada pela reprodução desordenada de células que sofreram mutações moleculares, ou seja, são consideradas anormais. Estas células podem se dividir e se espalhar rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores.

Quando não tratados, estes tumores podem se espalhar para outras regiões no corpo além de onde eles surgiram. Chama-se esse processo de metástase e significa que a doença chegou a um estágio de condições mais severas.

Os tipos de câncer mais comuns nos brasileiros

Estima-se que existam mais de 100 tipos diferentes de câncer já conhecidos na medicina. Esses diferentes tipos correspondem às várias células do corpo que podem ser atingidas. Quando se fala dos tecidos epiteliais, como a pele ou mucosas, o nome dado ao câncer é carcinoma. Já quando o local de origem é um tecido conjuntivo como osso, músculos ou cartilagem, o nome é sarcoma, por exemplo. Quando essas mutações acontecem no sistema linfático, são chamados de linfomas e assim por diante.

Pode-se nomear os tipos de câncer também de acordo com o órgão que atingem, como câncer de mama, câncer de pulmão, câncer de próstata, entre outros.

No Brasil, de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, os tumores cancerígenos são a segunda maior causa de morte. Ainda de acordo com estudos do INCA, deve-se registrar no Brasil cerca de 625 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2020-2022, sendo que destes, aproximadamente 175 mil serão casos de câncer de pele não melanoma.

Assim, de acordo com os estudos realizados, pode-se apontar como os tipos de câncer mais comuns na população brasileira, os seguintes:

Tipos de câncer mais comuns nos brasileiros - Câncer de estômago

Formas de prevenção geral

Previne-se de cada tipo de câncer de uma forma especifica diferente. No entanto, há um consenso médico: todos os tipos de câncer podem ser reduzidos e evitados com hábitos saudáveis e exames periódicos preventivos.

Confira abaixo algumas dicas práticas de formas de prevenção geral:

Não fume

Ao fumar, libera-se no ambiente mais de 4700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Não precisamos dizer muito mais do que isso, certo?

Mantenha uma alimentação saudável

Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas e pobre em alimentos ultraprocessados e cheios de açúcares pode prevenir o desenvolvimento de cânceres.

Mantenha o peso em dia

Manter-se em dia com a balança é importante. Pode-se fazer isso através de uma alimentação saudável e pratica de exercícios. Isso porque, estar acima do peso pode aumentar as chances de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Pratique atividades físicas

Pode ser da atividade mais simples, como uma caminhada ao ar livre, até as mais complexas, como esportes radicais. O importante, de fato, é manter o corpo em movimento, pois essa é uma das formas de se prevenir de diversos tipos de câncer.

Se puder, amamente

A amamentação protege mulheres contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

Faça exames preventivos

Existem faixas etárias de homens e mulheres que devem realizar exames preventivos para detectar possíveis doenças de forma precoce como o câncer de colo do útero, câncer de mama e de próstata, por exemplo. Informe-se e realize os exames, pois a detecção precoce pode salvar vidas!

Vacine-se contra HPV e contra a hepatite B

Também existem faixas etárias específicas para cada vacina. Informe-se sobre elas no posto de saúde de sua cidade e vacine-se!

Evite consumir bebidas alcoólicas

Consumir bebidas alcoólicas, independentemente da quantidade, pode contribuir para o surgimento de alguns tipos de câncer. Além disso, misturar elas ao tabagismo, por exemplo, fazem essas chances aumentarem.

Evite comer carne processada

Presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, entre outros possuem conservantes e quantidades de sal elevadas que podem contribuir para o desenvolvimento de certos tipos de câncer.

Evite a exposição ao sol em certos períodos

O sol entre as 10h e 16h pode ser muito violento e contribuir para o surgimento de alguns tipos de câncer. Sendo assim, use sempre a proteção adequada como chapéu, protetor solar, barraca e protetor labial. Caso não seja possível se expor ao sol durante esse período por conta de trabalho, por exemplo, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida e proteja-se.

Curtiu nosso artigo? Compartilhe com quem você ama! Afinal, compartilhar conhecimento é uma forma de cuidado e #CuidarÉColetivo!

DEIXE UM COMENTÁRIO