VOCÊ SABE O QUE É FOMO?

Afinal, o que é FOMO? Ficar antenado nas novidades e notícias é importante, mas quando isso começa a afetar sua saúde se torna um ponto de atenção que precisa ser controlado.

FOMO é a sigla para “Fear of missing out” que em português quer dizer “Medo de ficar por fora”.

o que é fomo?Pessoa usando o celular

Se trata da necessidade de saber o que as outras pessoas estão fazendo a todo momento, assim como o medo de ficar desatualizado nas novidades e até mesmo fazer o que alguém faz para não ficar de “fora”. Atualmente está muito associado ao constante uso de redes sociais.

O que Fomo pode causar?

Gastar muito tempo e energia online pode sim trazer riscos para a saúde, principalmente aos mais novos que já nasceram conectados, mas ninguém está imune de desenvolver problemas devido ao constante uso de redes sociais.

Veja alguns dos sintomas do FOMO:

Baixa auto estima: Quando nos espelhamos demais na vida de outras pessoas, isso pode causar um sentimento de frustração e inferioridade, que pode afetar diversos aspectos da sua vida causando insegurança.

Fomo pode causar baixa autoestima

Mau Humor: Online, absorvemos informações tanto boas quanto ruins e isso pode influenciar diretamente no nosso humor, mas o problema é quando não conseguimos “deixar pra lá” e gastamos o dia inteiro ocupando a mente com isso.

Distanciamento: Passar muito tempo conectado pode ser tão viciante para alguns que, ficar algumas horas sem interagir de alguma forma nas redes sociais é quase impossível, até mesmo na hora de conversar pessoalmente o celular se torna o foco principal.

Esse comportamento faz com que haja o distanciando das conexões reais, priorizando as relações virtuais.

Fomo pode causar distanciamento

Em casos mais graves o FOMO pode ajudar no desenvolvimento de ansiedade e depressão. Para um diagnostico assertivo o ideal é sempre procurar um especialista.

Como evitar o Fomo

Procure aos poucos diminuir o tempo de uso de suas redes sociais, você não precisa excluir todas as suas contas, apenas encontre o equilíbrio entre tempo online e offline. Aliás, muitas redes sociais já te permitem visualizar o tempo que você gasta diariamente nelas.

Consuma conteúdos que realmente te fazem bem! As redes sociais podem ser usadas para adquirir diversos conhecimentos, então que tal consumir conteúdos que vão te ajudar no seu desenvolvimento pessoal.

Você pode também fazer uma limpeza nos conteúdos que já consome, identificando aqueles que não te trazem bem-estar e assim removendo do seu cotidiano.

Pela manhã, de tempo para seu corpo acordar antes de absorver as milhares de informações online. O mesmo vale para a hora de dormir, onde o ideal é deixar o celular de lado, para assim, ter uma melhor noite de sono.

E a dica mais importante: Não compare sua vida com as de outros!

Lembre-se que as redes sociais são um espaço onde vemos apenas o recorte que a pessoa quer mostrar de sua vida, então não se compare tanto e não se cobre ser alguém que você não é. Viva sua vida no seu momento.

Ajude outras pessoas a saberem o que é FOMO e entenderem seu relacionamento com as redes sociais compartilhando esse post. Afinal, #CuidarÉColetivo.

DEIXE UM COMENTÁRIO